MOBILIDADE URBANA E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS SÃO DESTAQUE NAS INDICAÇÕES LEGISLATIVAS

19/11/2018

20/11/18 09:06:25

Proposições foram apresentadas pelo vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB)

| Crédito: Elenise Minella

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira(19) duas indicações propostas pelo vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB).

A Indicação 50/2018 sugere a pintura e demarcação de ciclovia na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Em sua justificativa o vereador proponente destaca alguns trechos em vias urbanas que são considerados como rota de caminhadas e de passeios ciclísticos pela população.

Com a chegada das altas temperaturas, as atividades físicas externas começam a se tornar mais presentes em nossa rotina e isso faz com que em pontos tradicionais onde se praticam atividades físicas, as pessoas necessitam utilizar os mesmos espaços que os veículos.

Um dos pontos mais movimentados é em toda a extensão Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, paralela a BR 116. Infelizmente, a falta de sinalização na via, faz com que haja utilização simultânea dos espaços pelos esportistas e pelos condutores de veículos, tornando o trânsito inseguro e desorganizado. A ideia da indicação corresponde a pintura da via para que delimite os espaços utilizados, tanto dos veículos, quanto do espaço dos atletas, deixando aquele local mais atrativo e seguro para a prática de corrida ou do ciclismo.

A Indicação 51/2018 sugere à Administração Municipal instituir o mês de setembro como o mês da Conscientização sobre a Doação de Órgãos e Tecidos, estimulando atividades de promoção e políticas públicas à doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes.

Ao justificar sua proposição o vereador Osvaldo Grigolo Junior destacou que o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro. O principal objetivo desta data é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos, com o intuito de ajudar a milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvarem as suas vidas. Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade, concluiu o vereador.