MOÇÃO DE APOIO À CAMPANHA MÁSCARA ROXA É APROVADA E VISA DENUNCIAR EM FARMÁCIAS OS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

25/06/2020

25/06/20 10:31:09

Conforme o vereador Fernando é importante que as farmácias de Vacaria façam a adesão à campanha.

| Crédito: Giordana Grigol

Por Giordana Grigol

As mulheres gaúchas contam com um novo apoio para romper o ciclo de violência doméstica. As vítimas de violência podem denunciar em farmácias, de forma discreta, casos de agressões. A campanha Máscara Roxa surge diante do distanciamento social, devido à pandemia do Novo Coronavírus

Conforme o Comitê Gaúcho Impulsor Eles por Elas / He for She, ligado à ONU Mulheres, e que conta com o apoio de órgãos da segurança e do Judiciário, muitas mulheres passaram a ficar mais tempo em casa, perto dos principais agressores, o que dificulta as denúncias à polícia.

Para que a campanha ganhe força também em Vacaria, o vereador Fernando Lucena Maciel propôs a Moção de apoio 13/2020 que encaminhada ao coordenador do Comitê do Movimento Eles por Elas / He for She, o deputado estadual Edegar Preto, para enaltecer a Campanha em nome do legislativo.

A Moção de apoio foi aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (23) depois de o vereador Fernando apresentar o vídeo institucional da campanha que tem a assinatura da Agência Moove.

Conforme o vereador autor, é importante que as farmácias de Vacaria façam a adesão à campanha de maneira formal para que as equipes estejam capacitadas no atendimento às vítimas. “Essa iniciativa do pedido de máscara roxa é um código em que as mulheres vítimas de violência doméstica podem fazer nas farmácias, sendo o atendente uma pessoa de confiança para o pedido. Portanto, nossa busca com a Moção é proteger as mulheres de nosso município. Gostaríamos que as farmácias locais aderissem à campanha para que possam ajudar a proteger as mulheres vítimas desse tipo de violência.” - finaliza o vereador Fernando.

Os estabelecimentos que quiserem aderir ao projeto devem contatar o comitê pelo telefone (51) 99199-3641 ou pelo e-mail comite.gaucho.elesporelas@gmail.com.