MOÇÃO DE APOIO A CRIAÇÃO DO MARCO LEGAL ESTADUAL DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FOI APROVADO

10/03/2020

10/03/20 09:53:13

O Marco Legal busca aprimorar e expandir a tecnologia no estado

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

Foi aprovada na sessão de segunda-feira (10), a Moção de apoio 04/2020 favorável ao projeto de lei que cria o Marco Legal Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.

A Moção é de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) e possui o objetivo de incentivar a pesquisa e aprimorar o desenvolvimento desta área no estado. Com sua criação o setor terá mais espaço para aprimorar o segmento criando novos produtos e solucionando problemas com mais eficiência através da tecnologia.

“A gente fala muito a respeito do desenvolvimento de empregos e de atração de indústrias só que nós estamos entrando na era da indústria 4.0, portanto estas grandes indústrias que a gente vê como montadoras de automóveis, por exemplo, que empregam milhares de pessoas vão ser cada vez mais difíceis de serem encontradas porque a tecnologia está em muitos dos casos substituindo a mão de obra humana, mas, ao mesmo tempo, que algumas dessas indústrias acabam deixando de existir ou sendo substituídas pela mão de obra tecnológica a própria tecnologia está abrindo novos campos”, comenta Osvaldo.

O Marco Legal foi apresentado no dia 27 de fevereiro pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e seguirá o modelo nacional regulamentado em 2018 buscando formas de fomento a empresas e instituições de ensino e pesquisa que produzam soluções inovadoras, melhorando o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul.

A Moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada a Assembleia Legislativa do RS.