MOÇÃO DE APOIO AO PROJETO TREM DA SERRA GAÚCHA FOI APROVADO

14/02/20 02:31:57

O projeto tem o objetivo de interligar cerca de 14 municípios através da construção de uma ferrovia

| Crédito: Giana Pontalti

Por Taís Vargas

Foi aprovada na sessão de terça-feira (11), a Moção de apoio 02/2020 de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB).

A Moção é favorável ao projeto denominado “Trem da Serra Gaúcha” que trata-se da construção de uma ferrovia para transporte de cargas e passageiros que visa interligar 14 municípios da região, são eles:

Bento Gonçalves
Bom Jesus
Carlos Barbosa
Canela
Cambará do Sul
Caxias do sul
Farroupilha
Garibaldi
Gramado
Nova Petrópolis
Jaquirana
São José dos Ausentes
São Francisco de Paula
Vacaria

Segundo justificativa do vereador o apoio se deve a oportunidade que a ferrovia trará aos municípios através da unificação de rotas turísticas de toda a serra gaúcha proporcionando um turismo diversificado para os visitantes.

O vereador Marcelo Dondé (PP) comentou durante sessão que participou de reunião para discutir a possibilidade deste projeto inserir Vacaria, mas que mesmo sabendo das condições da cidade, ela só é contemplada com a possibilidade de um trem para transporte de cargas.

“Em uma das reuniões do ano passado foi feito um levantamento com todos os representantes das regiões que estavam presentes e nos pediram os pontos fortes de cada região. Então eles sabem sobre Vacaria, sabem do aeroporto, da rodovia, das BRs que cortam o município tudo isso eles sabem, mas, mesmo assim, eles deixaram Vacaria fora na questão dos passageiros”, comenta Marcelo.

A Moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Ricardo Daneluz Neto.