MOÇÃO DE REPÚDIO À DEMISSÃO DE DOCENTES EM CONTRATO TEMPORÁRIO FOI APROVADA

05/09/19 09:16:48

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Na sessão ordinária de segunda-feira (02), foi aprovada a Moção de repúdio 04/2019 de aurotia da vereadora Selmari Souza da Silva (PT).

A Moção é em protesto à medida do Governo do estado que autoriza as demissões de professores com contrato temporário.

Segundo o documento a continuidade destes contratos não foi uma decisão dos professores, mas inicialmente uma iniciativa deliberada de projetos do governo que não pretendia utilizar concursos públicos o que em longo prazo impediu os profissionais de regulamentar suas carreiras públicas acabando por assumirem contratos emergenciais.

Em junho deste ano primeiramente havia sido noticiada a demissão somente de docentes em contrato temporário que estivessem em licença saúde, agora a demissão estende-se a todos os servidores em regime temporário.

“Conversei com colegas professores sobre a questão dos profissionais de educação e funcionários públicos contratados que foram demitidos. Então se traz a questão de que o Projeto de estado mínimo liberal prevê a redução de agentes públicos, através da diminuição da folha de pagamento. Isso acontece em nosso estado e na nossa cidade, que também está sendo atingida e principalmente a educação, como se já não bastasse os salários parcelados, as condições físicas e de estrutura”, comenta Selmari.

Após aprovada a Moção será encaminhada a Assembleia Legislativa.