MOÇÃO DE REPÚDIO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA É APROVADA

26/03/2019

28/03/19 02:18:48

A PEC conhecida como Reforma da Previdência está tramitando na Câmara dos Deputados

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária de segunda-feira (25), a Moção de repúdio 002/2019 contrária a proposta de emenda constitucional (PEC) 06/2019 e seu substitutivo global, ambos denominados de Reforma da Previdência. Atualmente a PEC se encontra em tramitação no Congresso Nacional e caso seja aprovada modificará o sistema atual da previdência social e estabelecerá novas regras para a aposentadoria no país.

A Moção é de autoria do vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) que se posiciona contrário a reforma e comenta que ela lesará idosos, professores e principalmente o pequeno produtor rural. O vereador ainda cita que a mudança pode causar um desmonte do sistema geral previdenciário construído ao longo de décadas beneficiando apenas bancos e a previdência privada.

Durante o debate alguns vereadores comentaram sobre o assunto. “A reforma da previdência precisar ser encarada com muita seriedade porque ela de fato precisa ser feita, mas nos moldes que o governo a colocou ela se torna inviável”, comenta o vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB).

A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) falou da importância de conscientizar a comunidade sobre a mudança. “Estamos nos organizando para fazer uma Audiência Pública, um manifesto para que a população de Vacaria tenha realmente o conhecimento e que também possa ter acesso a informações e quais serão as perdas que várias classes terão e que”, salienta Selmari.

A Moção foi aprovada por 13 votos favoráveis e um contrário e agora será encaminhada a Câmara dos Deputados.