MOÇÃO DE REPÚDIO E INDICAÇÃO FORAM APROVADAS NA SESSÃO DESTA TERÇA

Data de publicação

05/09/2018

Data de atualização

05/09/18 05:33:27

As duas proposições são de autoria do vereador Valmir José Grazziotin (PDT)

Salvar imagem

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

Foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (04), a Moção de Repúdio 01/2018, de autoria do vereador Valmir Grazziotin(PDT), que é contrária a Medida Provisória 844/2018 denominada de Marco Legal do Saneamento Básico.

Uma Medida Provisória (MP) é um instrumento decisório adotado pelo presidente da República, em casos de relevância e urgência. É uma ação imediata e se for aprovada pelo Congresso Nacional transforma-se definitivamente em lei. Entre as mudanças propostas pela medida, estão:

A reformulação do marco legal do saneamento básico;

-A alteração da lei de criação da Agência Nacional de águas (ANA), atribuindo a ela a responsabilidade de editar as normas nacionais sobre o saneamento básico no país;

-A modificação nas atribuições do cargo de Especialista em Recursos Hídricos;

-O aprimoramento da lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento e criação do Comitê para melhorias na estrutura do serviço.

-Atualmente ela encontra-se em discussão na comissão mista e aguarda análise do relator para ir à votação.

O vereador proponente comenta a importância desta Moção: “É muito complicado, querem entregar a água a privatização como entregaram a energia elétrica, e o serviço de telefonia, enfim querem entregar tudo ao setor privado para que façam o que quiserem fazer. E esta é uma causa que deve afetar todo o Brasil”, salientou.

“Concordo com a moção porque a água é nossa e tem que continuar com a gente. Esse é um dos poucos líquidos que logo vai ser mais disputado do que o petróleo e vai valer mais do que o ouro,” disse Marcelo Dondé (PP).

“Essa medida provisória é só mais um dos tantos atos insanos desse presidente que caiu de paraquedas. Ele quer encerrar o mandato com chave de ouro, através dessa medida insana e nós só temos a lamentar e ser solidários a esta moção, ponderou Rita de Cássia Zamboni (PSB).

A Moção aprovada pelos vereadores posteriormente será enviada à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Também foi aprovada a Indicação 40/2018, de mesma autoria, que sugere a inclusão do Concurso e Exposição Ornitológica dos Campos de Cima da Serra no calendário oficial de eventos do município.

A Ornitologia é um ramo da zoologia que dedica-se a estudar as aves, suas características e distribuição geográfica de cada espécie.

O vereador Grazziotin visa com a sugestão propor a realização de um campeonato estadual, estudos, palestras e exposições sobre o assunto que possam contribuir no aprendizado de escolas estaduais, municipais e da comunidade em geral.

O evento teve sua primeira edição ocorrida nos dias 16 e 17 de junho deste ano e está programado para ser realizado anualmente entre os meses de maio e junho.

 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces