MOÇÃO DE REPÚDIO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA CORSAN SERÁ EMITIDA AO GOVERNADOR EDUARDO LEITE

24/03/2021

24/03/21 02:33:23

| Crédito: Camyle Rosa dos Santos

por Giordana Grigol

Na Sessão de terça-feira (23), foi aprovada a Moção de Repúdio 04/2021, do vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), que encaminha ao governo gaúcho um documento repudiando a possível privatização da Corsan, anunciada recentemente pelo governador Eduardo Leite.

Atualmente, a Corsan presta serviço em mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul. Como justificativa, o governo alega que a Corsan não teria capacidade de investimento para se adequar ao novo Marco Regulatório do Saneamento que prevê a universalização do serviço de esgotamento sanitário até 2033.

Conforme o vereador proponente, ela não é uma empresa deficitária como muitos pensam. “A instituição é lucrativa. O lucro líquido da Corsan nos últimos anos têm sido superior a R$ 300 milhões e ela vem se preparando, através de parcerias público-privadas, para ampliar sua capacidade de investimentos. Portanto é, no mínimo, precipitado vender a Corsan neste momento. E o pior, o governo pretende privatizar a Corsan de forma arbitrária, sem ouvir a população. Não esqueçam, a CORSAN é dos gaúchos. A água é essencial para a vida e a CORSAN é essencial para os gaúchos.”