MOÇÕES FAVORÁVEIS AO MERENDAVOUCHER E AO COMBATE A FAKE NEWS SOBRE O COVID-19 FORAM APROVADAS

Data de publicação

15/04/2020

Data de atualização

15/04/20 04:11:46

As Moções de apoio serão encaminhadas ao MEC, Câmara dos Deputados e ao Senado Federal

Salvar imagem

| Crédito: Giordana Grigol

por Taís Vargas

Foram aprovadas na sessão de terça-feira (14), duas Moções de apoio de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PDT).

MERENDAVOUCHER” DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

A Moção de apoio 06/2020 é favorável ao “merendavoucher” uma ação do MEC que avalia a possibilidade de repasse de recursos federais destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) diretamente para famílias de alunos da educação pública, durante a pandemia do Novo Coronavírus.

A medida se implementada seria um complemento à Lei federal nº 13.987, de 7 de abril de 2020, sancionada pelo Presidente autorizando a distribuição de alimentos da merenda escolar às famílias durante a suspensão das aulas devido a pandemia do Novo Coronavírus.

“Essa questão do “merendavoucher” é uma iniciativa que o Governo está trabalhando para liberar o dinheiro direto para as famílias dos alunos. Como havia dito anteriormente provavelmente não sejam valores tão consideráveis porque o investimento de merenda por aluno é baixo, mas nesse momento qualquer ajuda que venha já é algo importante”, comentou Osvaldo.

A Moção foi aprovada e será encaminha ao Ministério da Educação.

FAKE NEWS SOBRE COVID-19

A Moção de apoio 07/2020 é favorável ao Projeto de lei 1.358/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira,  que propõe a criação da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet proposta também em Projetos de lei dos deputados federais Felipe Rigoni e Tabata Amaral.

Ambas as propostas exigem a verificação de fake news que sejam veiculadas em redes sociais notificando os usuários que sua propagação é inverídica.

A Moção vem de encontro com a disseminação de informações falsas que vêm sendo veiculadas sobre a pandemia do covid-19 dificultando o acesso a informações seguras sobre medidas preventivas neste momento.

O proponente comentou a importância de frear essa disseminação. “Existem avanços na legislação nesse sentido em vários países porque a disseminação de notícias falsas é um dos graves perigos que nós temos em nossa democracia e não apenas a ela, mas agora também para a saúde pública devido ao Novo Coronavírus”, salientou Osvaldo.

A Moção também foi aprovada e será encaminhada aos deputados federais ao senador ambos proponentes de iniciativas sobre o tema.


 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces