MOÇÕES SOBRE A NÃO IMPLANTAÇÃO DE PRAÇAS DE PEDÁGIO FORAM APROVADAS PELOS VEREADORES

14/07/2021

14/07/21 04:07:45

Objetivo é apoiar a população e seus representantes e sensibilizar o governo do Estado para a não implantação de novas praças na serra gaúcha

| Crédito: Aragano da Silva

por Giordana Grigol

Os vereadores aprovaram por 12 votos favoráveis e 1 contra a Moção de Apoio 15/2021 e a Moção de Repúdio 09/2021. Elas são de autoria da Comissão de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Agropecuária e Meio Ambiente da Câmara Municipal. Ambas tratam da implantação de pedágios na Serra Gaúcha.

O objetivo é apoiar a população dessas praças de pedágio e seus representantes e sensibilizar o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a não implantação das referidas praças.

A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) é a presidente da Comissão e falou na Sessão Ordinária de segunda-feira (12) a respeito do assunto. “Nós, enquanto Comissão, pensamos em emitir esses documentos a fim de demonstrar a insatisfação sobre o projeto dessas praças e, principalmente, sobre o impacto que elas vão causar ao bolso do cidadão. Sem contar que esses projetos acabam com algumas isenções concedidas e não foram discutidas com a comunidade. É uma iniciativa privada que não prevê controle social.”

O líder do governo na Câmara, vereador Mário Almeida (PSDB), votou contrário às Moções da Comissão. “O governo não tem condições de manter essas rodovias sem ser com os pedágios. Eu sou a favor dos pedágios desde que seja com um valor justo, pois, se tivermos que desviar de um buraco e corrermos o risco de perder a vida eu sou a favor do pedágio. Volto a salientar, desde que seja um preço justo e acessível à comunidade. Entendo que sem o pedágio vamos continuar perdendo muitas vidas nessa estrada tão perigosa que é a ERS-122.” - explica o vereador.

O governo do Rio Grande do Sul receberá o documento referente à Moção de Repúdio 09/2021 e os prefeitos das cidades de Carlos Barbosa, São Vendelino, Farroupilha, Antônio Prado, Bom Princípio, Flores da Cunha e Ipê receberão a Moção de Apoio 15/2021.

A vereadora Selmari também é autora da
Moção de Apoio 16/2021. Ela dá apoio à reivindicação dos trabalhadores da rede estadual de ensino por reposição das perdas inflacionárias de seus salários.