MORADORES DA FAZENDA ESTRELA PEDEM PROVIDÊNCIAS QUANTO AS ESTRADAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO

09/11/2018

19/11/18 03:58:22

10ª edição do projeto Câmara vai até você foi ao interior do município

| Crédito: Shaina Santos

por Elenise Minella

Nesta quinta-feira (08), o Poder Legislativo realizou a 10ª edição do Projeto “Câmara vai até você”, que tem por objetivo aproximar os vereadores e a população vacariense, para o conhecimento e encaminhamento de reivindicações ao Poder Público Municipal. Desta vez os vereadores foram até a localidade da Fazenda da Estrela, distante 78 km da sede do município. O encontro com os moradores aconteceu no Salão Comunitário do Assentamento Nova Estrela. A escolha do local atendeu proposição apresentada pelo vereador Moacir Bossardi (PSDB) e aprovada por todos os vereadores.

Compareceram ao encontro os moradores das localidades do Barro Preto, Santa Teresinha, Nova Batalha e Nova Estrela que fizeram relatos sobre as principais dificuldades que vem sendo enfrentadas pelas comunidades da Fazenda da Estrela.

As condições das estradas que ligam as comunidades à sede do município foram consideradas precárias pelos moradores. O maquinário da Secretaria de Obras e Serviços Públicos não chegou ainda a todas as comunidades na atual administração. Os moradores reclamam também do material utilizado para a realização de melhorias nas estradas, considerado inadequado. Os moradores comentaram ainda sobre diversas situações em que a estrada causou danos significativos aos automóveis, com elevado custo para os moradores.

As péssimas condições das estradas foi destacada por Pedro Wilson Chiele não apenas para os deslocamentos mas também para a retirada da produção de pequenas frutas, principalmente da amora, atividade a qual se dedicam os pequenos produtores rurais da região e que depende da condição da estrada para ter melhor preço quando é entregue aos compradores em Vacaria e nos municípios vizinhos. Pedro Chiele mora na localidade de Nova Batalha há mais de 30 anos.

Em relação a saúde houve reclamações quanto a existência de um consultório odontológico instalado em uma sala anexa ao Salão Comunitário do Assentamento Nova Estrela que está há dois anos sem dentista. Os moradores precisam percorrer os 78 km de distância entre o assentamento e a sede do município para receberem atendimento odontológico no Centro Médico Municipal.

Outra questão relacionada à saúde diz respeito a necessidade do deslocamento até a cidade de Vacaria para retirar os remédios na Farmácia do Centro Médico Municipal. Por isso, mesmo que o médico realize o atendimento na localidade, os remédios terão que ser retirados na sede do município.

Na área da educação, a diretora Rosângela Delfes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes, existente no Assentamento Nova Estrela, destacou a importância de se manter a escola aberta e não permitir que os alunos daquela comunidade sejam agrupados e deslocados para outras escolas.

Os participantes do encontro manifestaram-se ainda sobre a retirada da sessão eleitoral nº 17, da Escola Chicio Mendes, fato que obrigou os moradores a deslocarem-se por mais de 20 km para votar em outra sessão eleitoral. A moradora Eva Maria de Melo considerou um desrespeito com os cidadãos daquela comunidade que a Justiça Eleitoral tenha promovido a mudança sem ao menos conversar com a população que reside no Assentamento.

Os moradores deram conhecimento também aos vereadores do transtorno causado pela RGE que não realiza mais a entrega das contas de luz aos consumidores daquelas comunidades. Eles precisam vir a cidade para retirarem as contas junto a concessionária.

A necessidade urgente de reparos no telhado do salão do comunidade de Assentamento Nova Estrela, danificado em virtude da queda recente de granizo na região, também foi apontada pelos moradores como prioritária, juntamente com a sugestão de que a Administração Municipal utilize os recursos recebidos através do pagamento de royaltes pela Barra Grande Energia em benefício da população ribeirinha à Barragem.

Ao final do encontro o morador Antonio César da Motta comentou sobre a necessidade que as pessoas de mais idade tem para utilizar os computadores, necessitando de cursos ou oficinas de computação voltadas para as pessoas mais experientes que residem no interior, para poderem acessar serviços e atividades que já encontram-se totalmente informatizadas.

As demandas apresentadas pelos moradores das comunidades da Fazenda da Estrela serão encaminhadas em um único documento ao Prefeito Municipal de Vacaria Amadeu de Almeida Boeira, sendo assinado por todos os vereadores que compareceram à 10ª edição do Projeto Câmara vai até você. São eles: Mauro Deluchi Schuler (PSB), André Rokoski(PMDB), Selmari Souza da Silva(PT), Fernando Lucena Maciel (PDT), Douglas Cenci (PT), Moacir Bossardi (PSDB)e Aldo da Silva (PT).