MORADORES DO JARDIM TOSCANO, CRISTAL, VÊNETO E SÃO JOÃO PARTICIPAM DO CÂMARA VAI ATÉ VOCÊ

30/11/2018

30/11/18 03:38:43

Construção de bocas de lobo, dentista para a ESF Toscano e segurança próximo à Escola Irma Toffoli estão entre as 20 solicitações de melhorias feitas

| Crédito: Elenise Minela

por Giana Pontalti

Quarenta e um moradores dos bairros Jardim Toscano, Vêneto, Cristal e São João participaram nesta semana da 11ª edição do Câmara vai até você.

O Câmara vai até você é um programa da Câmara Municipal que visa aproximar o legislativo da população vacariense. Nesta quinta-feira (29), oito vereadores foram até o salão da igreja do bairro Cristal conversar e ouvir as reivindicações da comunidade local.

Os moradores relataram os frequentes alagamentos nas ruas dos bairros, ocasionados pela falta de bocas de lobo. Problemas de escoamento de água e esgoto são constantes. Eles pediram a construção de bocas de lobo nas esquinas de inúmeras ruas e, também, a fiscalização da Prefeitura Municipal na construção de loteamentos que, muitas vezes, são liberados sem a infraestrutura mínima exigida em lei.

A saúde foi destacada por muitos participantes que pediram a presença de um dentista com atuação 40 horas na Estratégia de Saúde da Família do Toscano. Segundo os agentes de saúde, 4.700 pessoas estão cadastradas nesta ESF e a demanda por atendimento odontológico é elevada. Os moradores, atualmente, precisam enfrentar filas de madrugada para conseguir uma ficha de atendimento na UBS Kennedy.

Os moradores comentaram, ainda, a preocupação com a segurança das crianças que estudam na Escola de Educação Infantil Irma Toffoli. Segundo relatos, há uma empresa de ônibus próxima à escola que estaciona os veículos na rua, dificultando a trafegabilidade de pedestres. Os moradores pedem que o Executivo dialogue com a empresa para que providencie um estacionamento próprio para os veículos.

Mais de 20 reivindicações foram apresentadas aos parlamentares, incluindo a solicitação por uma área de lazer para as crianças, a fiscalização de depósito de lixo em esquinas e terrenos baldios, a conservação e manutenção das escolas, entre outras. Todas serão encaminhadas ao Executivo através de Pedido de providência. O pedido para a interlocução pública com a empresa de ônibus que estaciona os veículos próximos à Irma Toffoli será encaminhada, também, ao Ministério Público.

O Câmara vai até você no Jardim Toscano, Vêneto e Cristal foi conduzido pelo Presidente Mauro Deluchi Schuler (PSB) e contou com a presença dos vereadores Aldo da Silva (PT), André Rokoski (MDB), Douglas Cenci (PT), Marcos Lima (PTB), Osvaldo Grigolo Junior (PSB), Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) e Valmir Grazziotin (PTB).