MORADORES DO VISTA ALEGRE E LOMBA CHATA PARTICIPARAM DO CÂMARA VAI ATÉ VOCÊ

Data de publicação

Data de atualização

09/08/19 10:35:31

Vereadores ouviram moradores nesta quinta-feira (8), acolhendo suas opiniões e sugestões de melhoria para os bairros.

Salvar imagem

| Crédito: Shaina Santos

por Giana Pontalti

Os moradores dos bairros Vista Alegre e Lomba Chata participaram nesta quinta-feira (8) do Câmara vai até você, programa do legislativo em que os vereadores vão até os bairros ouvir a comunidade. 

A reunião aconteceu no salão comunitário do Vista Alegre e contou com a participação de 46 moradores, que relataram aos parlamentares os problemas enfrentados nos bairros e suas sugestões de melhoria. 

SANEAMENTO BÁSICO
A presidente da Associação de Moradores do Vista Alegre, Margarete De Aguiar Deon, relatou que muitos moradores se queixam da falta de rede de esgoto na região.  "O problema é mais frequente no final da Frei Cândido Maria Bampi, aquela gente vive em meio ao esgoto", salientou. 

DESCARTE DE LIXOS NOS TERRENOS 
Muitos terrenos do Vista Alegre recebem lixo de grande porte como sofás, pneus e eletrodomésticos. O morador José Francisco dos Anjos comentou que a cidade vê o Lomba Chata e o Vista Alegre de forma equivocada, pois pensam que o lixo nos terrenos é jogado apenas pelos moradores. "Tem gente que vem de caminhonete jogar o lixo aqui, falta educação e falta fiscalização do poder público. Tem gente de empresa que descarta o lixo nos nossos terrenos. O acúmulo de resíduos está afetando o manancial", reforçou. 

PARADAS DE ÔNIBUS 
Os moradores, tanto do Vista Alegre como do Lomba Chata, solicitam melhorias nas  paradas de ônibus. Muitas delas não têm infraestrutura mínima, são fixadas no chão batido e não têm cobertura. 

"O Lomba Chata está abandonado. A comunidade está desmobilizada porque cansou de pedir e nunca ser atendida. Solicitamos um piso para uma parada de ônibus, para o pessoal não ficar no barro, durante oito anos. Não pedimos grandes coisas, pedimos o simples. Ainda assim não somos lembrados", destacou Alderi de Souza, ex-presidente do Lomba Chata. 

CALÇAMENTO E PAVIMENTAÇÃO
A pavimentação é um dos desafios enfrentados, muitas ruas não estão calçadas. Os moradores reclamaram que a decisão do orçamento participativo não foi respeitada. Eles reivindicam, ainda, a pavimentação na Rua Vicente Golin em sua totalidade, apenas um trecho da rua não recebeu o pavimento. 

SAÚDE: FICHAS DE ATENDIMENTO MÉDICO
Os moradores comentaram com os vereadores da dificuldade de conseguir uma consulta médica. Cinco fichas são distribuídas pela manhã e quatro à tarde. Segundo os moradores, o número de fichas é insuficiente para atender a demanda dos bairros. Outra reclamação é a falta de medicação. 

ILUMINAÇÃO
Melhorias na iluminação também foram solicitadas. Os moradores alertaram que as lâmpadas que estão sendo colocadas nos postes iluminam pouco. Pedem melhor iluminação na praça, onde está a academia de lazer, ao lado do salão comunitário.

DIVERSAS DEMANDAS
Além das demandas acima, muitas outras foram destacadas, incluindo a revisão das bocas de lobo, a manutenção das ruas, a contrução de áreas de lazer na área do Lomba Chata próxima às antenas e a fiscalização do poder público quanto ao uso da área cedida ao Ponte Preta. Todas elas serão encaminhadas ao Poder Executivo. 

ENCAMINHAMENTO DAS DEMANDAS 
Todas as demandas mencionadas pelos participantes serão encaminhadas ao Poder Executivo através de um pedido de providências assinado pelos vereadores presentes: Douglas Cenci (PT), Marcos Lima (PTB), Fernando Lucena Maciel (PDT), Osvaldo Grigolo Jr. (PSB), Mauro Deluchi Schuler (PSB) e Marcelo Dondé (PP). 

"Ficamos muito felizes com a presença dos vereadores aqui. Estavamos vendo coragem e boa vontade de vir até a gente e nos representar", salientou Alderi. 
 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces