Mudança no comando do CRPM Nordeste é apresentada no Legislativo
Data de publicação
03/03/2026
Data de atualização
03/03/26 08:00:59
Apresentado oficialmente aos vereadores e à comunidade, o Tenente- coronel Daniel Araújo chega ao comando do CRPM Nordeste após trajetória consolidada na Brigada Militar
Salvar imagem
O novo comandante também enfatizou que pretende intensificar a presença institucional junto à Câmara | Crédito: Lívia Bueno
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi marcada por um momento especial nesta terça-feira,03/03: a despedida do coronel Luis Fernando Becker do Comando Regional de Polícia Militar Nordeste (CRPM Nordeste) e a apresentação oficial do novo comandante, Tenente-coronel Daniel Araújo. A manifestação ocorreu após a abertura de espaço na tribuna pelo presidente do Legislativo, que destacou o trabalho desenvolvido por Becker não apenas em Vacaria, mas em toda a região Nordeste do Estado.
Despedida marcada por emoção e gratidão
Em sua fala, o coronel Luis Fernando Becker revelou que a mudança foi uma surpresa, motivada por decisão do Comando da Brigada Militar. Ele assumirá agora o comando do CRPM Hortênsias, com sede em Gramado. Becker ressaltou os avanços conquistados durante sua gestão à frente do CRPM Nordeste, destacando o fortalecimento da estrutura regional, com ampliação de efetivo, viaturas e melhoria na prestação de serviços à comunidade.
“Implementamos o Comando Regional Nordeste com uma nova visão para toda a região. Vacaria e os municípios atendidos ganharam em estrutura e em presença do Estado”, afirmou.
O oficial também recordou sua trajetória na cidade, onde iniciou parte da carreira e alcançou o posto de coronel. Segundo ele, cerca de um terço de sua vida profissional foi dedicada à região.
Com emoção, destacou o orgulho de ter participado do processo de fortalecimento da segurança pública local e mencionou a conclusão do prédio do comando, que em breve será instalado no centro de Vacaria, representando mais um avanço para o município.
Becker agradeceu o acolhimento da Câmara de Vereadores e reforçou a importância do Legislativo como espaço de escuta da comunidade. “Aqui é a voz do povo. Sempre que pude, estive presente para ouvir os anseios da população”, declarou.
Novo comandante destaca proximidade com a comunidade
Apresentado oficialmente aos vereadores e à comunidade, o Tenente- coronel Daniel Araújo chega ao comando do CRPM Nordeste após trajetória consolidada na Brigada Militar, com atuação em Porto Alegre e na região metropolitana. Natural de Porto Alegre, com 50 anos de idade e 29 anos de serviço na corporação, Araújo já comandou o 11º Batalhão de Polícia Militar da capital, atuou no 15º BPM em Canoas, no Batalhão de Choque, foi subcomandante e comandante de unidades estratégicas, além de ter integrado a Força Nacional de Segurança Pública em operações em Brasília, Maceió, Fortaleza e no Rio de Janeiro.
Durante sua manifestação, destacou que assumir o comando em Vacaria era um desejo pessoal e familiar, especialmente pela oportunidade de viver a realidade do interior do Estado e fortalecer a relação entre polícia e comunidade. “O policial de hoje não é apenas alguém que chega para usar a força. Ele precisa resolver conflitos e construir confiança. Segurança pública se faz com proximidade e diálogo”, afirmou.
Araújo defendeu um modelo de policiamento preventivo e comunitário, ressaltando que o sucesso do trabalho não deve ser medido pelo número de prisões, mas pela redução dos índices de criminalidade.
“Quando há prisão, já houve delito e já houve vítima. Nosso objetivo é evitar que isso aconteça. Quanto menos prisões e menos crimes, mais eficaz foi o nosso trabalho”, explicou.
O novo comandante também enfatizou que pretende intensificar a presença institucional junto à Câmara de Vereadores, reconhecendo o papel do Legislativo como ponte entre a comunidade e a Brigada Militar.
“Não há lugar melhor do que esta Casa, que representa o povo. Precisamos caminhar juntos, resolver os problemas com agilidade e menos burocracia”, destacou.