MUNICÍPIO VAI TOMAR EMPRÉSTIMO PARA INVESTIR EM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

07/10/19 08:39:54

Vereadores aprovaram projeto que autoriza Município a tomar empréstimo de R$ 2,3 milhões para implementar projeto de iluminação pública em LED

| Crédito: Nicolas Bittencourt

por Giana Pontalti

O Município de Vacaria vai tomar empréstimo de até R$ 2,3 milhões junto à Caixa Econômica Federal para executar o projeto de iluminação em LED. O projeto prevê a substituição gradual das lâmpadas convencionais por LED em todo o território municipal.

Na sessão de segunda-feira (07), os vereadores aprovaram o Projeto de lei executivo 138/2019 que autoriza o Município a fazer o empréstimo. Segundo informações do Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, João Alfredo Acauan Filho, o empréstimo possibilitará substituir 2.377 pontos de luz convencional por LED, o que representa 30% da iluminação pública atual.

O Projeto recebeu 9 votos favoráveis e 5 contrários. Os vereadores que se posicionaram contrariamente explicaram que, embora sejam necessárias melhorias na iluminação pública, não concordam com a tomada de empréstimo para investimentos na área, pois o Município recebeu recentemente mais de R$ 4 milhões, através da recuperação fiscal do INSS, como recurso livre.

O Projeto de lei executivo 138/2019 foi aprovado juntamente com a Emenda supressiva 01/2019, de autoria da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), que suprime o artigo 5º do Projeto de lei executivo 138/2019. A emenda retira o artigo que autorizaria o Executivo a tomar empréstimos adicionais através de Decreto Municipal. A Emenda supressiva foi aprovada por unanimidade.