É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Vacaria comunica o falecimento de Deoroci Fernandes Silveira, nascido em 10 de Outubro de 1945 (73 anos), no município de Esmeralda/RS. Foi vereador desta casa legislativa na legislatura 1989-1993.
Músico e tradicionalista, deixou a sua contribuição na cultura vacariana, tocando em conjuntos de música como “Os Caudilhos”. O grupo teve em sua primeira formação Antonio Carlos Cunha, Deoroci Silveira, João Maria, Heitor Maciel e José Luis Antunes, no qual tocou por trinta anos, apresentando-se por diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro e Paraná, e também em uma breve passagem pelo Paraguai.
No decorrer de sua carreira, afastou-se dos Caudilhos pelo período de dois anos quando participou da fundação do grupo “Chamamento”. Além de músico, também trabalhou como radialista nas rádios Esmeralda com os programas “Canhadas e Coxilhas” e “Poncho Novo” e na Rádio Fátima com o programa “Despertador Musical”.
Em 1989 foi eleito vereador com mais de 700 votos, atuando na casa até 1993 pelo Partido Democrático Social (PDS). Retornou à Câmara Municipal como assessor parlamentar no ano de 2001, onde permaneceu até 2008.
Deoroci Silveira integrou por diversas vezes a comissão de escolha dos candidatos a receberem o Troféu Candeeiro Farrapo, elegendo nomes como o músico tradicionalista Adelar Bertussi, que recebeu o Candeeiro no ano de 2007. Em 2018 foi o homenageado da vez, recebendo do legislativo municipal o Troféu Candeeiro Farrapo pela sua contribuição ao tradicionalismo.