PAPEL DOS RECICLADORES, DOS ALUNOS E PROFESSORES É DESTACADO EM PAINEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

28/10/2019

28/10/19 11:09:22

Plano de gerenciamento dos resíduos sólidos foi debatido na Câmara

| Crédito: Elenise Minella

por Elenise Minella

Na sexta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal a comissão permanente de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) promoveu o Painel de Debates sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos com a presença do professor e pesquisador Fernando Freitas Fuão. Fernando é Doutor pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona e Pós Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente dedica-se à pesquisa sobre o uso da mecanização nos galpões de triagem e reciclagem de lixo, em Porto Alegre. O painel foi coordenado pela relatora da comissão vereadora Selmari Souza da Silva (PT).

Ao fazer a exposição do tema Fernando Fuão afirmou que os pilares que sustentam a política pública de resíduos sólidos são os catadores/recicladores e os alunos/professores. E que a elaboração de um plano além de tratar das ações que se relacionam diretamente a coleta e reciclagem dos resíduos domésticos também deverá prever a separação de resíduos de outras fontes como por exemplo, da construção civil e dos hospitais, clínicas e laboratórios, dentre outros. Isso torna o processo muito mais amplo.

Para Fuão o papel dos catadores/recicladores deve ser apoiado pelas administrações municipais, visto que as mesmas de um modo geral não possuem recursos para aplicarem nas ações de recolhimento e reciclagem. E as atividades desenvolvidas nas escolas junto aos alunos e professores também são de fundamental importância, porque o aluno ao chegar em casa educa seus pais e irmãos para que adotem novas posturas e comportamentos quanta a destinação dos resíduos.

Ao ser questionado pela vereadora Selmari sobre quais os passos para a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Fuão destacou a importância de que o trabalho seja planejado com a participação de todos os segmentos envolvidos para que se contemplem as questões de caráter social, ambiental e econômico de acordo com a realidade do município de Vacaria.

Cabe destacar que Vacaria não possui ainda um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, no momento o que existe é um Plano Municipal de Saneamento Ambiental onde um dos capítulos é destinado aos Resíduos Sólidos.

Compareceram ao Painel, além dos vereadores integrantes da comissão de Meio Ambiente, o secretário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Vacaria Pedro Guerreiro e servidores da secretaria, a representante da Universidade do estado do Rio Grande do Sul professora Bruna Drawanz, representantes da empresa Serrana Engenharia, alunos e professores da Escola Padre Éfrem e Colégio Gustavo Vieira de Brito e Associações de Catadores e Recicladores.