PRESIDÊNCIA DO LEGISLATIVO CUMPRIU AGENDA DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA

22/09/22 08:02:48

A Semana Farroupilha deste ano teve como tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”

| Crédito: Saulo Vargas

A Semana Farroupilha deste ano começou no dia 13 de setembro com uma intensa programação, culminando com o desfile temático, e sendo finalizada com a extinção da Chama Crioula. Representando o Poder Legislativo, o presidente Fabiano Vacaria esteve presente nas solenidades.

ABERTURA DOS FESTEJOS
O início das comemorações em Vacaria deu-se na quarta-feira, 14, no CTG Sentinela da Querência, com a transmissão da Centelha de Chama Crioula. A solenidade contou com a presença de patronagens de CTGs, lideranças do município e tradicionalistas.
Este ano, a Chama Crioula foi acesa em Canguçu, no sul do estado, e percorreu mais de 600 km para chegar a Vacaria. Ela foi entregue pelo tradicionalista Raul Vieira ao patrão do CTG Sentinela da Querência, Ésio Padilha, que acendeu o candeeiro.

RECEPÇÃO DA CHAMA CRIOULA
A Chama Crioula foi transmitida entre os mais representativos CTGs do município. Na quinta-feira, 15, o presidente Fabiano Vacaria participou da solenidade de transmissão da Chama Crioula no CTG Rancho da Integração.
Na ocasião, a Chama Crioula foi recepcionada pelo Grupo de Cultura Gaúchos de 35. O Grupo recebeu autoridades locais do setor público e privado, e a comunidade em geral.

TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO E COMENDAS ARAUCÁRIA
Na noite de sexta-feira, 16, aconteceu a entrega da honraria máxima tradicionalista municipal, o Troféu Candeeiro Farrapo, a Nilson Hoffmann, e das Comendas Araucária a Antônio Martins do Amaral, José Valdir Macedo Maciel, Marilurdes Sandi Barbosa e Mário Lames da Silva.
A sessão solene aconteceu no CTG Porteira do Rio Grande e esteve recheada por amigos e familiares dos homenageados, além de representantes de entidades e tradicionalistas. Na ocasião, houve declamação de poesia, música e muitas lembranças da vida dos homenageados.

RECEPÇÃO DA CHAMA CRIOULA
No dia 19, foi transmitida a Chama Crioula no CTG Porteira do Rio Grande. Na oportunidade, a Chama Crioula foi recepcionada e ateada pelos anfitriões da noite, o Grupo de Cavalgadas Cavaleiros do 5⁰ Distrito e o Instituto de Cavalgadas Vacarianos a Cavalo.
Participaram da solenidade, patronagens dos CTGs, autoridades públicas e civis, lideranças locais do setor público e privado, e representantes de entidades.

DESFILE
Na terça-feira ocorreu o desfile de 20 de setembro na rua Ramiro Barcelos. O desfile foi retomado depois de dois anos e encerrou a semana dos Festejos Farroupilhas.
Representando o legislativo municipal, o presidente Fabiano Vacaria, esteve ao lado das lideranças políticas, militares e civis, secretários municipais e os homenageados da Semana Farroupilha em Vacaria, acompanhando o desfile, no palco montado em frente à prefeitura.
“Enquanto Presidente do Poder Legislativo, seguiremos sendo parceiros, sempre apoiando a nossa cultura, valorizando o trabalho das nossas entidades, honrando e incentivando através do nosso mandato e trabalho, o culto a nossa tradição gaúcha, de forma que possamos transferir para as próximas gerações, aquilo que recebemos dos nossos antepassados, o quão rica, bela e importante é a nossa cultura e tradição gaúcha”, ponderou Fabiano.
Ainda na terça-feira, aconteceu a missa crioula na Catedral Nossa Senhora da Oliveira e a extinção da Chama Crioula, marcando o encerramento dos festejos de 2022.