PRESIDÊNCIA DO LEGISLATIVO CUMPRIU AGENDA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO

16/12/2022

16/12/22 07:01:31

Foram realizadas visitas à cinco secretarias estaduais para tratar de pautas da região

O presidente Fabiano Vacaria junto do deputado estadual Neri, o carteiro | Crédito: Assessoria Fabiano Vacaria

por Gabinete da Presidência
Revisão: Júlia Costa

O presidente do legislativo, Fabiano Vacaria, cumpriu agenda na capital gaúcha durante esta semana. Entre as pautas estavam a manutenção dos voos Vacaria-Porto Alegre e Porto Alegre-Vacaria da empresa Azul, os direitos dos autistas, a causa animal, turismo e cultura, e a reforma do ginásio da Escola Bernardina Rodrigues Padilha.

O presidente do legislativo reuniu-se com o deputado Neri, o carteiro na Assembléia Legislativa do Estado, o qual o acompanhou em agendas em secretarias, relativas a cinco pautas de interesse de Vacaria e da região dos Campos de Cima da Serra.

O vereador Fabiano solicitou a intermediação do deputado, junto ao governo do Estado e a empresa Azul Linhas Aéreas, para a retomada da operação dos voos de Vacaria a Porto Alegre. Os três voos semanais foram encerrados no dia último dia 6 de dezembro, sob a alegação de baixa demanda. Entretanto, um estudo da Prefeitura aponta 93% de taxa de ocupação das aeronaves. O presidente Fabiano, que é também presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos dos Autistas, também solicitou auxílio para a formalização da Associação de Famílias Atípicas dos Campos de Cima da Serra (AFACCS). O auxílio e a estruturação da entidade será uma das prioridades do mandato do vereador Fabiano Vacaria e contará com o apoio do deputado Neri, o carteiro.

Já na Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul, a secretária Marcia Pires de la Torre confirmou o repasse à Vacaria até o dia 22 deste mês, dos R$100 mil referentes à emenda do deputado Neri para o município. Inicialmente, a verba seria destinada para a instalação de uma sala de castração de animais na cidade, porém o dinheiro será utilizado na terceirização do serviço.

Na Secretaria da Cultura, o presidente Fabiano Vacaria foi recebido pelo administrador da pasta Marcos Paulo, com quem buscou informações sobre editais de captação de recursos por parte de órgãos públicos e entidades, para projetos culturais, especialmente do tradicionalismo, entre eles, o 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, maior evento do município, que terá nova edição em 2024.

Na Casa Civil, a pauta foi a reforma elétrica, do telhado e do piso do ginásio da Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, que é uma das principais instituições de ensino de Vacaria, com 750 alunos. Na ocasião, Fabiano foi recebido pelo assessor da Casa Civil, André Palacio, que informou que a escola está na lista de execuções para o próximo ano.

Já na Secretaria de Obras Públicas do Estado - SOP, o presidente Fabiano Vacaria esteve reunido com o diretor geral da pasta Guido Bamberg, a quem solicitou a atenção e reforçou o pedido de apoio para o andamento e execução do projeto de reforma da parte elétrica e cobertura do ginásio da Escola Bernardina.

Na Secretaria de Turismo, o presidente agradeceu ao secretário Raphael Ayub pelos R$50 mil destinados pelo Estado para a realização do 1° Rodeio Nacional de Vacaria e da 56ª Expovac, os quais ocorreram em outubro deste ano. As tratativas e os encaminhamentos para esta conquista e a liberação dos recursos, foram intermediados pelo presidente Fabiano Vacaria, com o apoio do gabinete do deputado federal Maurício Dziedricki.

Ainda na oportunidade, o presidente conversou com o secretário Ayub sobre o andamento de projetos cadastrados na sua secretaria, como a reforma na estrutura do Parque Nicanor Kramer da Luz para receber o 35⁰ Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Entre as prioridades, elencadas pelo CTG Porteira do Rio Grande, estão os novos banheiros e das coberturas da Concha Acústica e da Cancha da Ferradura.