PRESIDENTE DO LEGISLATIVO FABIANO VACARIA FAZ BALANÇO DOS PRIMEIROS SEIS MESES DA GESTÃO

Data de publicação

11/07/2022

Data de atualização

11/07/22 03:21:32

O mandato entrou em vigor em 1° de janeiro

Salvar imagem

| Crédito: Saulo Vargas

por Júlia Costa

No final de junho, completaram seis meses da gestão do vereador Fabiano Vacaria (PTB) à frente da presidência da Câmara. O mandato iniciou oficialmente no dia 1° de janeiro. O presidente realizou um balanço deste primeiro semestre. Confira!

Presidente, no seu mandato, algo que se mostra bastante presente é o contato com outras secretarias e órgãos. Qual a importância disso? 

Fabiano Vacaria: Desde que assumimos esse desafio e compromisso, cumprimos uma série de agendas e visitas às entidades e órgãos do município, para nos inteirarmos do trabalho realizado. De posse dessas informações, logo no início, já entramos na presidência com uma visão bem ampla de como funcionam as entidades, assim, podendo realocar os recursos que vêm para o legislativo de uma maneira mais ampla. 

E a proximidade com a população? 

Fabiano Vacaria: A melhor forma de ajudarmos a população é indo até os bairros, buscando suas necessidades, para que possamos vir para dentro da Câmara de Vereadores e pautarmos projetos importantes, que vão beneficiá-los. Estamos comprometidos com os reais interesses da população, usando o espaço, enquanto vereador e presidente do legislativo, para ir em busca de conquistas para nossa cidade, porque julgamos que é dessa maneira que um legislador deve atuar, estando próximo da população, conversando com as pessoas e voltando para a casa legislativa tentando pautar tudo isso em projetos. A melhor forma de realizá-los é estando próximos às entidades, aos órgãos do nosso município e, certamente, estar dialogando constantemente com os secretários e com o prefeito municipal, pois sabemos que é somente através dessa parceria entre o legislativo e o executivo que vamos conseguir entregar resultados na vida dos cidadãos.  

São marcantes os repasses de verbas legislativas para importantes questões do município. Quais são alguns deles que se destacam? 

Fabiano Vacaria: Logo no início do ano, iniciamos nosso mandato destinando 100 mil reais para auxiliarmos os universitários de Lages. Em seguida, entramos na construção de cursos profissionalizantes, que já somam 70 jovens de 16 a 21 anos que querem se inserir no mercado de trabalho. Já com a Secretaria De Habitação e Regularização Fundiária, percebemos em conversa com a secretária da pasta, a grande fila de pessoas na demanda por postes de energia. Ou seja, em 2022 ainda muitos não têm energia elétrica em suas casas e, para tentarmos minimizar isso, destinamos 200 mil reais para a compra de postes e materiais para a ligação. 

Outras duas destinações de recursos das economias do legislativo bem importantes foram para a Associação de Amparo a Meninos Assistidos Santa Cecília e para a Coordenadoria da Mulher. Para quais finalidades eles foram destinados? 

Fabiano Vacaria: Ao AMMA, esse projeto tão importante que atende muitas crianças e famílias do nosso município, foram destinados 175 mil reais para a reforma das estruturas da antiga Falev, onde vai ser possível receber mais 250 crianças. Com essa ampliação e com o apoio da Câmara de Vereadores, o AMMA vai conseguir atender cerca de 900 crianças. O outro recurso, disponibilizado pela presidência juntamente com a mesa diretora da Câmara, foi de 100 mil reais para a Coordenadoria da Mulher, para que possam ser desenvolvidas políticas públicas de proteção e para que mulheres vítimas de violência possam se desenvolver em nossa cidade. 

Como você vê os últimos seis meses? E o que espera para o próximo semestre?

Fabiano Vacaria: Foram bastante produtivos. Temos números que comprovam a otimização dos recursos aplicados nos últimos seis meses. Fazer uma série de agendas e visitas às entidades, instituições e órgãos do nosso município, nos proporcionou ter uma visão bem ampla de que maneira esses recursos, quando destinados às entidades, chegam efetivamente à vida dos cidadãos. Estamos trabalhando de maneira bem responsável com as verbas e é assim que vamos fazer até o final do ano juntamente com a mesa diretora. Nós vamos trabalhar incessantemente para que possamos entregar trabalhos de resultado na vida dos cidadãos. 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces