PRIMEIRA VEREADORA NEGRA DE VACARIA É ELEITA PRESIDENTE DO LEGISLATIVO

Vereadora Selmari ocupa o cargo até 31 de dezembro de 2020

| Crédito: Giordana Grigol

Por Giordana Grigol

Um dia para ficar na história política de Vacaria. A primeira vereadora negra foi eleita a presidente da Câmara Municipal de Vacaria. Em uma eleição que teve três nomes na disputa, Selmari Etelvina Souza da Silva concorreu ao cargo junto dos vereadores Leandro Borges de Lima e André Rokoski, sendo que um quarto vereador, Douglas Cenci, abriu mão da disputa.

A eleição foi para segundo turno e a vereadora disputou o cargo com o vereador André Rokoski, que anteriormente ocupava a vice-presidência da Casa. Esse, por sua vez, teve de abrir mão do cargo para concorrer. Selmari recebeu oito votos e André recebeu sete.

Conforme a vereadora Selmari, agora presidente da Câmara Municipal, o objetivo é trabalhar de uma forma clara e aberta conforme as necessidades da população. “Temos uma responsabilidade maior ainda agora e todos os projetos que o executivo enviar serão estudados e levados para as Comissões. Todos que forem para o bem comum serão colocados em pauta.”

Antes de Selmari, somente duas mulheres ocuparam a presidência da Casa Legislativa que foram: Jane Andreola Oliboni, em 2005 e Maria José Guazzelli Costa, nos anos de 1985 e 1986. Mas, Selmari, é a vereadora negra pioneira a ocupar o cargo. Selmari acredita na sua representatividade e defende em especial as bandeiras do empoderamento feminino, do movimento antirracista e do impulsionamento da educação. “Penso que este foi um dia ímpar. A votação movimentou muitas pessoas nas redes sociais. Agradeço àqueles que se manifestaram em meu apoio e acredito que esse apoio veio justamente por esse momento antirracista que vivemos e, Vacaria, claro, também está inserida nesse contexto.”

A presidente ainda acrescenta sobre esse ser um ano importante para a eleição de mais mulheres nas bancadas. “Minha eleição também servirá como exemplo para que mais mulheres queiram estar na disputa política. Sabemos que quando você é eleito para ocupar a bancada você não vem sozinho, você traz junto toda a sua representatividade. A vereadora ocupa o cargo até 31 de dezembro de 2020.

Na mesma sessão ainda foi eleito o vice-presidente, Fernando Lucena Maciel, por unanimidade, sendo ele o único a se candidatar ao cargo que era ocupado por André Rokoski.