PRIMEIRO PASSEIO CICLÍSTICO POR TODAS AS MULHERES É REALIZADO EM VACARIA

09/04/2018

09/04/18 10:15:40

Passeio busca incentivar a prática esportiva e alertar a comunidade sobre os crescentes casos de violência contra a mulher em Vacaria

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Foi realizado neste domingo (08), à tarde, a primeira edição do Passeio Ciclístico: Por todas as mulheres. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, com o apoio da Coordenadoria Municipal das Políticas para as Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Grupo de caminhada Fênix, União das Associações de Moradores de Vacaria, Unopar, Uninter e Unicesumar.

Os ciclistas reuniram-se em frente à Catedral Nossa Senhora da Oliveira e percorreram juntos o trajeto de ida e volta entre a Rua Borges de Medeiros até o Parque Nicanor Kramer da Luz, localizado na Av. Antônio Ribeiro Branco.

Durante a abertura do evento, a Procuradora Especial da Mulher, órgão da Câmara Municipal, vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) e a Vice- procuradora, vereadora Rita Zamboni (PSB), pronunciaram-se sobre a relevância de realizar um evento que reúna toda a sociedade em prol das mulheres vítimas de violência. O evento, lançado neste domingo, será anual e integrará a programação da Semana Municipal da Mulher.

O presidente do legislativo, vereador Mauro Schuler (PSB), pratica o ciclismo semanalmente e elogia a iniciativa da ação para a comunidade: ''Estamos presentes neste evento para incentivar as pessoas a prática do esporte. Eventos como este só fortalecem ainda mais esta prática. Gostaria de parabenizar a vereadora Selmari e as demais vereadoras integrantes da Procuradoria por esta iniciativa'' disse.

A Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosângela Ramos, salientou o trabalho realizado pela Coordenadoria Municipal das Políticas para as Mulheres: ‘’Estamos juntas nesta luta pelo combate à violência contra as mulheres em nosso município que a cada dia está aumentando. É nosso trabalho orientar e acompanhá-las no que necessitem de nossa ajuda’’ salienta.

A ciclista, Tatiana Camargo, comentou a importância da população no evento: ‘’As mulheres vem ao longo do tempo conquistando maiores espaços e igualdade em suas carreiras. Considero importante que a gente se manifeste, que estejamos com a comunidade em um passeio como este, um domingo com a família para que além da atividade física, possamos também interagir com a sociedade’’ comenta.

O evento busca proporcionar lazer e incentivo a prática de esporte aliada ao alerta da população para os crescentes casos de violência contra as mulheres em nosso município.

Também participaram do passeio o CPERS Sindicato e Sinpro Vacaria, grupos de ciclistas e de caminhadas, além da comunidade em geral.