Eles obtiveram segundo lugar nacional no Prêmio Senatran 2022, na categoria Jogo Lúdico Infantil
por Júlia Costa
Na Sessão Ordinária de terça-feira, 29, durante o Grande Expediente, foi realizada uma homenagem à
professora Liliana Santos de Campos e ao aluno
Joaquim Rossato Maciel, da escola Ceny Paim Mezari, pela conquista do segundo lugar nacional no Prêmio Senatran 2022, na categoria Jogo Lúdico Infantil.
O Prêmio faz parte de ações do Ministério da Infraestrutura e da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para contribuir com a segurança no trânsito. O tema deste ano foi “Junto Salvamos Vidas”.
“
É uma alegria podermos estar hoje aqui compartilhando essa conquista, pois temos certeza de que incentivando os alunos das escolas, estamos dando importância para a educação. É um orgulho reconhecer o brilhante trabalho realizado por este educandário no nosso município”, comentou a proponente da homenagem, vereadora Silvana Montanari (PL).
A professora e seu aluno da turma Pré 2 B desenvolveram um jogo, acompanhado de texto e vídeo, para auxiliar no reconhecimento das placas de sinalização, das regras, de ações de segurança e do comportamento responsável no trânsito. O projeto foi avaliado por uma comissão técnica nos critérios, expressividade e adequação ao tema.
“O tema trânsito está sempre presente em meu planejamento pedagógico. Ao ler o regulamento, percebi que a modalidade jogo lúdico infantil seria possível de ser executado com meus alunos, pois um jogo é uma rica atividade e de fundamental importância para o desenvolvimento infantil. Através do jogo, a criança vivencia momentos de observação e de imitação da realidade enfrentada no mundo adulto, neste caso, o trânsito. O jogo foi criado com materiais alternativos mas com objetivo pedagógico, que é despertar na criança a responsabilidade no trânsito e que sejam disseminadores das informações recebidas para todos com quem eles convivem”, comentou a professora Liliana.
Acompanharam a homenagem, representantes de órgãos ligados à educação, funcionários da Escola Ceny e familiares da professora Liliana e do aluno Joaquim.