PROFESSORAS OLÍVIA MACIEL CARRARO E DINACIR PAIM VITERBO DE OLIVEIRA RECEBEM MEDALHA MULHER CIDADÃ

25/04/24 10:34:53

Sessão Solene foi realizada na Casa do Povo

A noite de terça-feira (5) na Casa do Povo foi especial. Na Semana Internacional da Mulher, as professoras Olívia Maciel Carraro e Dinacir Paim Viterbo de Oliveira receberam a Medalha Mulher Cidadã, congratulação que é entregue desde 2006.

Natural do 8º Distrito, Olívia é atual presidente do Sindicato dos Municipários de Vacaria (SIMVA). Em um longo discurso, ela pediu palmas do público para todas as mulheres, citou o Papa Francisco e expressou seu orgulho por ter sido homenageada: “Nada mais gratificante na vida de uma pessoa do que o reconhecimento. Não pela vaidade de ser reconhecida, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação”. “Ou seja: estamos no caminho certo em meio a esta imensidão que é a diversidade humana” - completou.

Com 95 anos de idade, Dinacir foi professora na alfabetização e encerrou a sua carreira lecionando História. Natural da Vila Ituin, passou parte da vida fora do município, mas retornou a Vacaria nos anos 90 para construir a Fazenda Capão do Índio, que se tornou referência no turismo rural.

Devido à idade avançada, não discursou. Coube ao seu filho Fausto Viterbo de Oliveira Neto prestar os agradecimentos. “A mãe me pediu para representá-la falando algumas palavras e eu tenho certeza que se ela fosse falar, ela ia dizer da grande emoção de estar hoje na sua cidade natal, na nossa cidade natal, cercada de amigos, de parentes, de dois dos três filhos” - citou Fausto, em nome de Dinacir.

As autoras das homenagens foram as vereadoras Silvana Montanari (PL) e Selmari Etelvina Souza da Silva (PT). “Nesta noite de homenagens, quero deixar registrada minha admiração pela trajetória de cada uma de vocês [as homenageadas]. Neste sentido, recebam meu respeito, admiração, reconhecimento pela força, coragem e determinação. Pela forma de valorizar nossa luta e de reafirmar o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa” - citou Silvana Montanari.

“[...] personalidades que, em tempos diferentes, em tempos distintos, contribuíram com a história de nossa cidade. Nos espaços que ocuparam, imprimiram seus ideais na formação de pessoas e de cidadania. Imprimiram seus saberes” - citou Selmari Etelvina Souza da Silva. “Homenageando as senhoras, estendemos também a homenagem a todas as mulheres que transformam e fazem a diferença em outras vidas. Cada uma com a sua história. Cada uma com o seu perfil. Cada uma com o seu jeito, o seu modo de fazer diferente” - completou.

Sessão ordinária de segunda-feira aprova apenas um projeto

A sessão ordinária de segunda-feira (4) foi longa, com várias discussões e debates na Sala das Entidades. Apesar disso, a sessão aprovou apenas um projeto: o Projeto de Lei Executivo nº 38/2024, que autoriza a contratação temporária de 11 novos atendentes de creche para as escolas de educação infantil do município.