PROGRAMA DE ACELERAÇÃO ESCOLAR VIRANDO A PÁGINA FOI APROVADO PELOS VEREADORES

28/10/2020

28/10/20 03:49:25

O Programa contemplará alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental municipal que apresentem alguma dificuldade de aprendizado

| Crédito: imagem retirada da internet

por Taís Vargas

Na sessão ordinária de segunda-feira (26), o Projeto de lei executivo 78/2020 foi aprovado pelos vereadores.

O Projeto cria o programa de aceleração escolar denominado “Virando a Página” voltado aos alunos do ensino fundamental municipal, a partir do 6º ano, que apresentem defasagem na aprendizagem, repetência, distorção idade/série/ano, igual ou superior a dois anos.

O programa foi idealizado pela equipe de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e será desenvolvido semestralmente, após avaliação diagnosticada e escrita dos alunos. Terá a duração de quatro semestres letivos, serão formadas turmas de no mínimo 15 e no máximo 20 estudantes e será desenvolvido pelas equipes diretivas e dois professores efetivos da rede municipal de ensino, por turma, que deverão acompanhar todas as etapas até a conclusão do ensino fundamental.

Nesse programa será abordada a matriz curricular específica que contemplará as áreas de conhecimento, desenvolvendo as competências e habilidades, baseado nas necessidades da turma, enfatizando a escrita, a leitura, interpretação, raciocínio lógico-matemático e resolução de problemas.

Segundo justificativa do Projeto a iniciativa considera os resultados do levantamento realizado em dez escolas de ensino fundamental do Município, com o objetivo de identificar alunos em situação de distorção idade, série e ano e constatou-se que há um número significativo de alunos que apresentam algum tipo de dificuldade no processo de ensino-aprendizagem, ocasionando atraso escolar e baixa autoestima e consequentemente sua desmotivação em relação ao contexto escolar, acentuando a infrequência e o abandono, sendo estes os principais motivos geradores de reprovação escolar.

Acesse aqui o Projeto na íntegra.