PROJETO LAPIDANDO CIDADÃOS RECEBE DISTINÇÃO DO LEGISLATIVO

11/12/2018

11/12/18 11:46:34

O projeto contribui para o desenvolvimento físico, social e emocional através da prática do tênis

| Crédito: Taís Vargas

por Giana Pontalti

O legislativo vacariense entregou na sessão ordinária de segunda-feira (10) Menção Honrosa ao projeto Lapidando Cidadãos, que investe no desenvolvimento físico, social e emocional de crianças e adolescentes através da prática do tênis.

A Menção Honrosa foi proposta pelo vereador Douglas Cenci (PT): “No momento em que vemos o poder público deixar de cumprir a sua função social é fundamental reconhecermos e valorizarmos as pessoas que se envolvem com as causas sociais e dão visibilidade a elas. Cumprimentamos o idealizador do projeto, promotor Luís Augusto, os instrutores como o Maidana, o senhor Jaime Perin e a toda essa gurizada que faz o projeto acontecer. Reconhecemos o projeto, também, por levar o nome de nossa cidade para todo o Estado”.

O Lapidando Cidadãos foi criado em 2016. Inicialmente, integrava 70 crianças. Em 2018, contou com a participação de 360. A meta para 2019 é oportunizar a prática do tênis para cerca de 500 crianças.

Durante a homenagem, o instrutor Diego Maidana Vieira comentou sobre os avanços do Lapidando Cidadãos: “Para conseguimos atender as 500 crianças precisamos realizar atividades nas Escolas Irmão Getúlio, que já teve a sua quadra reformada, e Juventina. Hoje, elas acontecem na Incubadora esportiva, no AMMA, no Colégio Gustavo Vieira de Brito e no Tênis Santa Teresa”, relatou.

Luís Augusto Gonçalves Costa também falou aos vereadores durante a homenagem. Explicou como o Lapidando foi planejado: “O esporte, no Brasil, é um pouco colocado de lado. E o esporte junto com cultura faz desenvolver muito o ser humano. A gente não trabalha muito esses dois aspectos no Brasil, e quando trabalha, trabalha de forma errada. Fomos buscar saber como os outros países trabalham, principalmente a França, a Islândia e a Finlândia. Eles trabalham com o esporte desde os quatro anos de idade. E o que o Brasil faz de errado é deixar o esporte na escola de lado. A gente calçou alicerces nos últimos dois anos deste projeto que, certamente, se tudo der certo e o projeto permanecer, em 10 anos vai formar grandes tenistas”.

O promotor de justiça destacou que o projeto é mantido exclusivamente com a iniciativa privada. “O projeto custa caro, mas não custa nada aos cofres públicos, todos os recursos são captados com as empresas”, salientou. Luís comentou que iniciativas como a da Câmara Municipal, que condecora o Lapidando Cidadãos, faz com que o projeto ganhe visibilidade e, assim, conquiste maior apoio da comunidade e apoiadores.

A entrega da Menção Honrosa foi acompanhada por crianças participantes do projeto, pais, instrutores e parceiros do Lapidando Cidadãos. O projeto já recebeu distinções no Estado e tem inspirado outros projetos semelhantes em outras cidades.