QUATRO INDICAÇÕES FORAM APROVADAS PELOS VEREADORES

02/10/2019

02/10/19 02:50:53

Indicações são sugestões ao Executivo que pode vir a realizá-las ou não.

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

Na sessão ordinária de segunda-feira (30), três Indicações foram aprovadas. A Indicação 54/2019 é de autoria da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) e sugere à Prefeitura instalar uma academia ao ar livre, para a prática de exercícios físicos, no bairro Lomba Chata.

Segundo a justificativa da Indicação sua sugestão possui o objetivo de oferecer mais uma opção de lazer para a comunidade do Lomba Chata investindo na qualidade de vida da população.

A vereadora comentou durante a sessão que considera a prática de exercícios importante para a prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo que vêm aumentando com o passar dos anos.

Sua Indicação foi aprovada por unanimidade.

A Indicação 56/2019 de autoria do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) e sugere à Prefeitura a inclusão da estrada que dá acesso ao Instituto Federal, no plano de pavimentação do Projeto de lei 140/2019, que destina aproximadamente 4 milhões e meio para a realização de pavimentação de ruas e avenidas do município.

Segundo justificativa da Indicação a pavimentação desta estrada é urgente. O vereador já formalizou ainda neste ano a Indicação 14/2019 solicitando a pavimentação do trecho, que foi acatada pelo Executivo que a inseriu no plano de pavimentações do município, porém a estrada não foi pavimentada.

O vereador Osvaldo agora solicita novamente a inclusão da estrada no plano de pavimentação do Projeto 140/2019 devido ao valor alto arrecadado em decorrência de Recuperação Fiscal de INSS Patronal o que o vereador considera suficiente para realização da obra.

A Indicação foi aprovada por unanimidade.

A Indicação 57/2019 de autoria do vereador André Rokoski (MDB) que sugere à Prefeitura se inscrever no Programa Nacional das escolas cívico-militares.

No dia 05 de setembro o Governo Federal lançou oficialmente o Programa que pretende construir 108 escolas de educação básica cívico-militares no Brasil até 2023.

O vereador André busca com sua sugestão trazer uma destas escolas ao município. “As escolas cívico-militares estão sendo implantadas em nosso país. É uma nova forma principalmente de resgatarmos em nossas crianças e jovens a questão do respeito, da disciplina, de se saber tratar os mais velhos e estas escolas possuem tudo isso. As escolas que já atuam neste regime têm os índices mais altos no Ideb”, salienta Andrézinho.

A Indicação foi aprovada por 13 votos favoráveis e 2 contrários dos vereadores Selmari Etelvina Souza da Silva(PT) e Osvaldo Grigolo Jr. (PSB).

E a Indicação 59/2019 de autoria do vereador Fernando lucena Maciel (PDT) que sugere à Prefeitura a criação do "Projeto Inclusão Digital" em Vacaria.

O Projeto consiste em cursos de informática voltados desde as crianças até mesmo aos idosos. Segundo justificativa da Indicação muitas vezes o medo, a falta de conhecimento e principalmente a escassez de recursos financeiros, dificulta o acesso da população ao uso do computador e internet.

A Indicação do vereador Fernando Maciel também foi aprovada por unanimidade.

Após aprovadas as Indicações agora seguem ao Executivo que pode acatá-las ou não.