QUINZE IDOSOS PARTICIPARAM DA SESSÃO SIMULADA DO VEREADOR IDOSO POR UM DIA

Data de publicação

21/11/2018

Data de atualização

21/11/18 02:09:09

Melhorias na mobilidade urbana e a criação de espaços de lazer e convivência estão entre as proposições apresentadas

Salvar imagem

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

A Câmara Municipal de Vacaria promoveu nesta semana sessão simulada do projeto Vereador Idoso por um dia. O projeto foi idealizado pela vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB) e visa ampliar a participação das pessoas com mais de 60 anos no legislativo vacariense.

Na noite de terça-feira (20), quinze idosos apresentaram, debateram e votaram Indicações que sugeriram melhorias para a terceira idade em Vacaria. Entre elas, a revitalização do Centro de Referência do Idoso, a implantação de farmácias móveis, a construção de um clube social, investimentos em melhorias na mobilidade urbana e a promoção de cursos de inclusão digital.


UMA CRECHE PARA OS IDOSOS | CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO

Os vereadores integrantes do Partido do Desenvolvimento - Isabel de Jesus da Silva Boeno, Adelino Dariva e Paulo Tadeu Rodrigues - formalizaram Indicação sugerindo a revitalização do Centro de Referência do Idoso, anexo ao Centro Educacional Dom Orlando Dotti.

“Sugerimos a revitalização da casa do idoso, que já existe. Ela foi construída a pedido da comunidade, através da Consulta Popular. Seria interessante funcionar como uma creche para os idosos. Muitas vezes, os familiares saem para trabalhar e não têm com quem deixar o idoso, que fica sozinho em casa, isolado. A casa acolheria os idosos durante o dia. Ela precisaria contar com uma equipe técnica mínima para atender os idosos como enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico. Seria interessante, também, a promoção de oficinas”, explicou Isabel, líder do partido.

Os vereadores também trouxeram para o debate o não cumprimento do estatuto do idoso e a necessidade de pensar políticas públicas de inserção dos idosos no mercado de trabalho.


FARMÁCIA MÓVEL

O Partido da Saúde Pública, formado pelas vereadoras Helena Antonia Frederich Mendes, Ione Silveira Gobetti e Maria Hilda Pinto Dengo defendeu a criação de farmácias móveis, capazes de levar os medicamentos até a população do interior e entregar remédios nas residências de idosos com dificuldades de mobilidade.

“A farmácia móvel é importante, especialmente para a população do interior, que está distante e não tem acesso aos medicamentos”, reforçou Maria Hilda Pinto Dengo.

A maioria dos vereadores apoiaram a ideia, porém questionaram a viabilidade. “Eu acho a ideia ótima, mas se hoje faltam medicamentos, não adianta farmácia móvel”, salientou Maria Nair Alves.


CLUBE SOCIAL

O Partido Cultural e Esportivo propôs a construção de um clube social para a terceira idade. A maior interação dos idosos e o acesso deles a atividades de esporte e lazer foi destacado pelos vereadores Armando Palaoro, Maria Nair Alves, Leonir Gasparini Secchi e Vilma da Silva Vitório.

“Pensamos em um local para a convivência dos idosos, um clube na área do antigo aeroporto, em que fossem realizadas aulas de natação, dança, de entretenimento em geral”, destacou o líder Armando Palaoro.


MOBILIDADE URBANA E INCLUSÃO DIGITAL

O Partido da Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente apresentou Indicação solicitando melhorias na mobilidade urbana no cruzamento das Ruas Borges de Medeiros e Pinheiro Machado, região que abrange o hospital, clínica de ortopedia, consultórios médicos, laboratórios e escolas.

As vereadoras Suzete Schüler, Lori Meger da Silva, Adelaide Zanetti e Iraci Fiorelli chamaram a atenção para as dificuldades dos idosos transitarem pela área, que tem fluxo intenso de pessoas e veículos (ônibus, carros, ambulâncias). O Partido sugere a instalação de lombofaixas, sinaleiras de pedestres e, também, a realização de campanhas educativas do trânsito que abordem o respeito ao idoso.

Além de propor melhorias na mobilidade, o Partido sugeriu a realização de cursos de inclusão digital específicos para a terceira idade, garantindo a independização do idoso.

“Propomos cursos que contemplem o uso de computadores, internet, entendimento da computação, uso de tablets, câmeras fotográficas modernas e smartphones”, reforçou Suzete, líder do partido.


Outras demandas apresentadas:

#Colocação de mais bancos na área central
Os idosos sugerem a colocação de mais bancos para que possam sentar e descansar. Solicitam bancos na praça central, nas ruas de maior fluxo e supermercados.

#Fiscalização das calçadas
O estado das calçadas (esburacadas, com pedras soltas, irregulares) foi destacada pelos idosos. Chamam a atenção para a importância da conservação pelos proprietários e fiscalização do poder público.

# Campanha educativa para ciclistas
Os idosos sugerem campanhas de educação para ciclistas, que pedalam nas calçadas.

# Campanhas de trânsito que incluam a terceira idade
Sugerem a realização de campanhas que eduquem para a conscientização da mobilidade reduzida das pessoas com mais idade.

#Inclusão do idoso no mercado de trabalho
Muitos idosos podem e querem trabalhar. Pensar formas de incluí-los no mercado de trabalho, através de cotas em empresas ou terceirização de trabalhos menos complexos, precisam ser pensadas pelos gestores públicos.

#Arborização
O meio ambiente também foi lembrando pelos idosos. Reclamam da pouca arborização de nossa cidade.

#Bocas de lobo
A falta de planejamento e fiscalização das obras de saneamento foram salientadas pelos idosos. Comentaram que muitas bocas de lobo são construídas em um nível acima da rua, o que dificulta o escoamento das águas da chuva.


Todas as Indicações foram aprovadas por unanimidade. Elas serão, agora, fontes de inspiração para projetos para a terceira idade elaborados pelos parlamentares. Treze dos 15 vereadores vacarienses acompanharam a sessão simulada que foi presidida pela vereadora por um dia, Lourdes Miotto.

A sessão do Vereador Idoso por um dia acontecerá anualmente. Para participar, basta fazer a inscrição junto a Secretaria da Câmara Municipal.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces