REFLEXÕES SOBRE A ÁGUA MARCARAM A SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À CORSAN

A Unidade da Corsan Vacaria está completando 50 anos de atuação no município

| Crédito: Crystal Photos

por Elenise Minella

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Câmara Municipal e a comunidade vacariense reuniram-se solenemente para homenagear os 50 anos de atuação da Unidade da Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan, no município de Vacaria. A solenidade foi proposta pelo vereador Valmir Grazziotin (PDT) e aprovada por unanimidade no Poder Legislativo.

PROJETO 50 ANOS DE HISTÓRIA

Durante a sessão comemorativa, que foi presidida pelo 1º Vice-presidente da Câmara vereador Aldo da Silva foi lançado oficialmente o projeto Corsan-50 anos de história em Vacaria que será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino. O projeto se desenvolverá através de produções textuais, poesias, histórias em quadrinhos, peças teatrais, coreografias, fotografias, filmagens, grafites, exposição itinerante, passeio ciclístico e culminará com a edição e lançamento do Livro Corsan – 50 anos de história em Vacaria, durante a Feira do Livro.

USO RACIONAL DA ÁGUA

Ao pronunciar-se o vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), que representou o proponente na sessão solene convidou os presentes para uma importante reflexão sobre a necessária mudança de hábitos da população para que os mananciais não sejam poluídos e que a água, esse bem tão precioso, seja utilizada de forma racional evitando o desperdício e a futura extinção deste recurso natural que é fundamental para a vida de todos os seres que habitam o planeta Terra.

Também pronunciaram-se na tribuna da Câmara, durante a sessão solene, o vereador Marcelo Dondé(PP), o engenheiro do Denit Elidalberto Batista, a Secretária Municipal de Educação Dilvane Agustini e o representante do 10º BPM tenente Cláudio Oliveira.

ESTRUTURA DA CORSAN

Para atender a demanda de serviços a Unidade da Corsan Vacaria conta atualmente com 33 funcionários e a seguinte estrutura: barragem de acumulação, barragem de captação, estação de tratamento de água e cinco reservatórios, além do prédio próprio que é a sede da Unidade.

A Corsan também é responsável por uma Unidade vinculada em Muitos Capões onde são atendidas 523 economias e uma Unidade em Esmeralda que atende 1200 economias. Em Vacaria a Corsan atende a aproximadamente 26 mil economias.

A rede de distribuição de água no município de Vacaria é formada por 253.646 metros de tubulações. O contrato firmado entre o município e a Companhia em 2010, determina a substituição gradual das redes de distribuição de água. Até o momento forma substituídos 11.518 metros e está sendo iniciada a substituição de mais 7.646 metros de tubos em fibrocimento.

AGRADECIMENTO

Em nome da Corsan de Vacaria o Gerente Ignácio Mahfuz, recebeu a placa comemorativa ao evento e agradeceu o reconhecimento da comunidade vacariense aos serviços prestados pela Companhia. Mahfuz destacou ainda o compromisso de toda a equipe da Corsan com a qualidade da água fornecida à população.

O RAP DA ÁGUA

Ao final da sessão, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juventina Morena de Oliveira interpretaram o “Rap da Água”, que chama a atenção para a importância do uso racional da água para a preservação da vida no planeta. O grupo de alunos foi acompanhado pela professora Mirieli de Moraes Ceron.

Alunos:
Alex Borges de Oliveira