REPASSE DE RECURSO PARA AÇÕES DE PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS FOI APROVADO
Data de publicação
08/05/2018
Data de atualização
08/05/18 08:01:50
O valor será utilizado pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) para atividades de prevenção e conscientização
por Taís Vargas
Foi aprovado, na sessão desta terça-feira (05), o Projeto de lei executivo 33/2018 que autoriza a suplementação no orçamento em execução no valor de R$ 30 mil para ações de prevenção e conscientização da população sobre as Infecções sexualmente transmissíveis – IST’s e HIV/ AIDS.
O valor é resultante de um saldo de recurso federal e será utilizado pelo Serviço de Assistência Especializada -SAE, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde em ações como:
-Parceria com as escolas através do Programa Saúde na Escola com atividades de prevenção e parceria com universidades locais;
- Educação permanente dos funcionários de rede pública;
-Capacitação sobre os testes rápidos para hepatites e HIV, entre outras ações.
A enfermeira Fernanda Zanotto Scopel comenta sobre a importância destas atividades: “Temos um número crescente de casos em nosso município não só de HIV, mas também de outras doenças como tuberculose e sífilis congênita. É necessário atuar na prevenção com iniciativas como o teste rápido que fica pronto em 15 minutos e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde”, disse Fernanda.
O SAE está localizado no Centro médico municipal, na Rua Borges de Medeiros, 1.800, centro. O endereço é provisório até o término das obras da Unidade básica de saúde Centro, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 930.