REPÚDIO SOBRE MUDANÇAS E EXTINÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS SERÁ EMITIDA

Data de publicação

17/02/2022

Data de atualização

17/02/22 03:02:14

O documento será enviado para o Palácio Piratini para a Assembleia Legislativa

Salvar imagem

| Crédito: Giordana Grigol

por Giordana Grigol

Um dos destaques na Câmara Municipal nesta segunda quinzena de fevereiro é a aprovação da Moção de Repúdio 01/2022 de autoria do vereador Fernandinho Maciel (PDT). O documento será enviado para o Palácio Piratini para a Assembleia Legislativa a respeito do descontentamento sobre futuras mudanças na carga horária da disciplina de Educação Física nas escolas.

A Portaria da SEDUC/RS nº 350/2021 inicia um processo de extinção da Educação Física Escolar em instituições estaduais, diminuindo para 2 horas/aula do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, 1 hora/aula para os 7º, 8º e 9º anos e 1º do Ensino Médio e nenhuma aula para os 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Conforme o vereador autor, que inclusive é profissional da área da saúde, a Educação Física é uma indutora de transformação social, desenvolvimento humano e empoderamento dos jovens. “A atividade física proporciona benefícios para a melhora da aptidão física, saúde óssea, cognição, saúde mental e redução da adiposidade. Aliada aos demais componentes curriculares, assume compromisso claro com a qualificação para a leitura, a produção e a vivência das práticas corporais propiciando ao sujeito o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências aos quais ele não teria de outro modo.” - justifica Fernandinho.

Para dar força a manifestação do vereador Fernandinho, os membros da Comissão de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Agropecuária e Meio Ambiente da Câmara também vão emitir um parecer do grupo para os representantes do Estado do Rio Grande do Sul. A Comissão é formada pela vereadora Clarice Brustolin (PSDB), como presidente, pelo próprio vereador Fernandinho Maciel (PDT), como relator, pela vereadora Silvana Montanari (PL) e pelo vereador Betão Carneiro (PP).

O vereador Fernandinho Maciel revela que vai emitir por meio da Comissão, um documento ao poder executivo de Vacaria a fim de sugerir um Projeto para impedir essa ação na esfera municipal.

A presidente da Comissão, destaca que a tecnologia é um dos fatores que estão deixando as crianças e adolescentes afastados da vivência esportiva e a escola é a principal ferramenta para o desenvolvimento de jovens mais ativos e saudáveis. “A gente apoia essa Moção, afinal essas mudanças prejudicam os alunos pois é preciso incentivar a prática dos exercícios.” - explica a vereadora Clarice.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces