SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO FOI RECEBIDA PELAS COMISSÕES DA CÂMARA

16/03/2022

17/03/22 03:27:43

Vereadores conversaram com a secretária sobre a importância da Educação Física para as crianças em idade escolar.

Por Elenise Minella

A Comissão de Educação, Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Agropecuária e Meio Ambiente reuniu-se nesta terça-feira (15), quando recebeu a secretária de Educação de Vacaria, Simone de Fátima Gobeti Boeira.

Na ocasião, o vereador Fernandinho Maciel (PDT) fez a entrega à secretária Simone de um projeto propondo a manutenção da carga horária da disciplina de Educação Física na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino.

A proposição foi motivada pela portaria da Secretaria de Educação (Seduc/RS), que modifica a matriz curricular do ensino gaúcho a partir deste ano de 2022. A publicação saiu no Diário Oficial. Pelo texto, fica decidido que os três últimos anos do Ensino Fundamental e primeiro do Médio, teria apenas um período semanal de Educação Física. A disciplina foi eliminada do segundo ano do EM e já não constava no terceiro.  Segundo  a Seduc, a mudança na garde curricular será gradativa.

Segundo o vereador Fernandinho a intenção é sugerir a manutenção dos períodos de educação física para os alunos, principalmente do ensino fundamental em virtude da importância da prática esportiva para o desenvolvimento físico e mental das crianças.

A vereadora Silvana Montanari (PL) que é membro da Comissão de Saúde da Câmara, manifestou também sua preocupação com o crescente sedentarismo das crianças que dedicam um tempo excessivo do seu dia ao uso dos smartfones.

A presidente da Comissão vereadora Clarice Brustolin agradeceu a presença da secretária Simone e também manifestou-se favorável a proposição da manutenção das aulas de educação física na grade curricular dos alunos das escolas municipais de Vacaria.