SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ESTRADAS DO INTERIOR E ENSINO SUPERIOR-DEMANDAS MAIS VOTADAS PELA REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA

05/07/2018

05/07/18 08:42:04

Consulta Popular destina mais de 2 milhões para a região. Investimentos serão realizados no próximo ano

por Elenise Minella

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou nesta terça-feira (03), o resultado final da Consulta Popular 2018, que teve recorde de votação.

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) computou 794.312 votos durante os quatro dias de pleito, o maior número registrado em quatro anos. Ao todo, foram escolhidos 110 projetos, todos previamente definidos em assembleias, como prioritários pela população nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que representam os 497 municípios do estado.

A área da segurança pública foi a que teve mais votos na região dos Campos de Cima da Serra, foram 4 046. Em segundo lugar ficou a demanda da saúde representada pela ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, com 3 165 votos. Em terceiro lugar somou 2 592 votos a educação através da implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem. Em quarto lugar a demanda de apoio a recuperação de estradas vicinais alcançou 1 033 votos e em quinto lugar chegou a demanda do Programa de Modernização e Desenvolvimento da Educação Superior Pública, através de investimentos em infraestrutura na Uergs, com 966 votos.

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da comunidade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Fonte: Site da Consulta Popular – Governo do Estado do Rio Grande do Sul