SEMANA FOI INTENSA NA SERRA E NA CAPITAL GAÚCHA PARA O GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Data de publicação

21/01/2022

Data de atualização

24/01/22 09:36:34

Presidente Fabiano e sua equipe de assessores cumpriram agendas em Vacaria, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Salvar imagem

| Crédito: Arquivo pessoal

por Giordana Grigol

Mais uma vez a semana foi intensa para o gabinete da presidência da Câmara Municipal de Vacaria. Entre segunda-feira (17) e sexta-feira (21), o presidente Fabiano Vacaria e sua equipe de assessores cumpriram agendas em Vacaria, Caxias do Sul e Porto Alegre.


SEGURANÇA PÚBLICA

Antes de cumprir agendas em Porto Alegre, a equipe do gabinete da presidência esteve na Delegacia de Polícia Civil e na sede do Corpo de Bombeiros de Vacaria para receber demandas que foram levadas, posteriormente, para o vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior.

Aumento de efetivo e aquisição de viaturas para a Brigada Militar e Polícia Civil e um novo veículo de resgate e salvamento para o Corpo de Bombeiros de Vacaria foram os assuntos debatidos. Infelizmente, em razão de um compromisso urgente, Ranolfo não pode receber o presidente Fabiano Vacaria, mas a agenda teve continuidade, passando a ser realizado com a assessoria do vice-governador. De qualquer forma, a agenda presencial com Ranolfo deverá ser realizada nas próximas semanas para reforçar o assunto.

No encontro, Fabiano Vacaria deverá ainda, abordar a situação do Presídio Estadual de Vacaria, já que ele também é o atual Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Além da questão sobre a falta de água e o não cumprimento do contrato da Corsan firmado com a administração municipal.


CAPACITAÇÃO

De terça-feira (18) até sexta-feira (21), Fabiano esteve na capital gaúcha para participar de capacitação no IGAM a respeito dos principais apontamentos do Tribunal de Contas do Estado. O IGAM é uma empresa especialista na área do Direito Público, da Contabilidade aplicada à Administração Pública e da ciência da Administração aplicada à Gestão Pública. Seu papel é orientar os gestores, os parlamentares e os técnicos da administração pública.


INFRAESTRUTURA

Com esse compromisso estendido em Porto Alegre, o presidente aproveitou para cumprir uma série de agendas em diferentes instituições e órgãos públicos. Entre os temas abordados nessa viagem estava o aumento e a qualificação da infraestrutura rodoviária dos municípios pelo Projeto Pavimenta. A conversa foi com o Diretor-Geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Guido Bamberg.

Conforme Bamberg, até março deste ano ainda, o governo estadual deverá lançar um novo edital sobre o Projeto denominado Pavimenta 2. A inclusão de Vacaria neste edital será levada ao prefeito Amadeu de Almeida Boeira na próxima semana pelo presidente Fabiano.

A falta de água em Vacaria foi assunto de uma visita realizada na quinta-feira (20), na sede da Corsan em Porto Alegre. O presidente Fabiano se reuniu com o Diretor de Operações da Companhia, André Finamor. Na ocasião, foi entregue um documento solicitando melhorias em diversos serviços prestados pela concessionária de abastecimento, pedindo respostas, relatando algumas faltas e falhas no momento do não cumprimento do contrato firmado com o município.

O Diretor Finamor, ciente dos graves problemas e a situação calamitosa vivenciada pelos munícipes, comprometeu-se em encaminhar o documento e conversar com o Presidente da Companhia, Roberto Correa Barbuti.


FESTA DA UVA

Caxias do Sul também fez parte das visitas oficiais do gabinete da presidência nesta semana. No trajeto até Porto Alegre, na terça-feira (18), a parada foi na prefeitura da cidade, onde foi recebido o convite para a Festa da Uva 2022 das mãos das soberanas.


CIDADANIA

Na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, o presidente da Câmara de Vacaria, vereador Fabiano, esteve reunido com a Diretora e Delegada Suely de Fátima Rech e com a Gerente da Coordenadoria de Igualdade Étnica e Racial, Aldaísa Santos. A pauta da reunião foi políticas públicas de apoio à imigração.

A ideia é ver o mecanismo de funcionamento e implantação de Caxias do Sul e sugerir ao poder executivo de Vacaria a criação da Coordenadoria no município em parceria e com o apoio da Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria da Mulher, já existentes.


ALINHAMENTO INTERNO

A segunda-feira é sempre um dia para alinhar os trabalhos internos na Câmara Municipal. Com a equipe de direção e comunicação da Casa, nesta semana, a pauta foi voltada para a realização dos eventos oficiais do legislativo que ocorrerão ao longo do ano, como é o caso das Sessões Solenes de entrega de honrarias.

Com a assessoria jurídica, foi feita a avaliação dos índices e cláusulas para tratar da renovação de diferentes contratos da Câmara e sobre a possível abertura de novos processos de licitações de prestação de serviços. Alguns despachos para o andamento dos trabalhos internos também foram realizados.

Ainda no início da semana o vereador Betão Carneiro (PP), realizou uma visita oficial ao gabinete da presidência. Na oportunidade, ambos falaram sobre algumas ações já realizadas no início desse ano pela presidência, avaliações e projeções sobre assuntos diversos, como o cenário atual de Vacaria.


 VISITA DO LEGISLATIVO DE ANTÔNIO PRADO
 
Outra atividade interna que merece destaque é a visita dos representantes da Câmara Municipal de Antônio Prado ao legislativo vacariense na terça-feira (17). O objetivo do encontro foi mostrar como funcionam os trâmites da Casa e apresentar o painel de votação das Sessões, pois há o desejo de implantar o mesmo sistema por lá.

Além disso, os visitantes foram recebidos pelo presidente Fabiano Vacaria em seu gabinete. Todos os setores foram apresentados e a equipe de Antônio Prado vai manter contato para possíveis questionamentos e troca de informações.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces