SESSÃO DE SEGUNDA CONTOU COM HOMENAGEM À ESTUDANTE E LANÇAMENTO DE VÍDEO

Data de publicação

Data de atualização

07/05/19 04:36:20

Vereadores reservaram o espaço do Grande Expediente para homenagear estudante e apresentar vídeo sobre violência contra as mulheres

Salvar imagem

| Crédito: Fotos: Giana Pontalti e Taís Vargas

por Giana Pontalti

Os vereadores aproveitaram o espaço do Grande Expediente da sessão ordinária de segunda-feira (06) para homenagear a estudante do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, Mariana Alban Matheus, que conquistou o 1º lugar no Distrito LD7 no Concurso da Paz, promovido pelo Lions Clube Internacional.

O espaço também foi utilizado para a apresentação de um vídeo sobre o combate a violência contra a mulher. O vídeo foi criado pelo Departamento de comunicação da Câmara Municipal e foi lançado oficialmente aos vereadores e instituições integrantes da Rede de proteção às mulheres. Saiba mais:

O CONCURSO DA PAZ DO LIONS CLUBE INTERNACIONAL 

Mariana Alban Matheus, de 13 anos, foi a grande vencedora no Distrito LD7 no Concurso da Paz. O concurso existe há três décadas e incentiva crianças e adolescentes a expressarem suas opiniões através da arte. Em 2018, o tema proposto foi "a bondade importa". O legislativo vacariense homeageou a vencedora na sessão de segunda-feira (06), que estava acompanhada dos pais, colegas da escola, professores e Lions Leonas. 

"Nós convidamos o Instituto Irmão Getúlio para participar e ficamos muito emocionadas com os trabalhos apresentados e com a conquista da Mariana que ficou em 1º lugar no Distrito LD7. Ela concorreu com outros 46 trabalhos. A nível nacional, entre os Distritos Múltiplos, Mariana conquistou o 4º  lugar. Agradecemos a Mariana, a Escola e também a professora Roseli", comentou Cristiana Faresin, presidente do Lions Leonas. 

Mariana ocupou a tribuna para explicar o seu trabalho aos vereadores: "O que eu quis transparecer com o cartaz, principalmente, foi um sentimento de harmonia, entre o meio ambiente e o meio urbano, entre  homens e mulheres, entre a parte física e emocional de todos nós, como diz a frase: ´a bondade é o pilar da harmonia e entre os homens´. Acredito que o dia em que atingirmos essa harmonia, vamos dar um passo muito grande para a paz mundial, em todos os seus significados, sejam eles emocionais, físicos, profissionais e espirituais. A paz não é só o oposto da guerra, das brigas e da morte, é também parte do nosso eu interior. No dia em que atingirmos a paz interior, certamente vamos atingir a exterior com os colegas, amigos, escola, trabalho, sociedade, o mundo em um todo", pontuou. 

Após a fala de Cristiana e Mariana, o presidente Douglas Cenci (PT) entregou uma placa de distinção à Mariana, reconhecendo o esforço e o talento da estudante.

VÍDEO DA REDE DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES

A sessão de segunda contou, também, com a participação de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil,  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher, que integram a Rede de proteção às mulheres em Vacaria. 

Na oportunidade, foi apresentado o vídeo, desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da Câmara Municipal, que apresenta a Rede em Vacaria que protege e ampara as mulheres vítimas de violência doméstica. O vídeo, com pouco mais de 5 minutos, divulga o relato de três vítimas que foram acolhidas pela Rede. 

O vídeo será utilizado em palestras de sensibilização promovidas pela Patrulha Maria da Penha. 


 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces