SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE TÍTULOS DE CIDADÃOS VACARIENSES SERÁ REALIZADA HOJE

10/10/2019

15/10/19 09:08:58

Câmara promoverá sessão alusiva aos 169 anos de Vacaria e de entrega dos títulos de cidadãos vacarienses

| Crédito: Arte: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Todos os anos, próximo ao aniversário de Vacaria – dia 22 de outubro – o legislativo vacariense realiza sessão solene comemorativa ao aniversário da cidade e de entrega de títulos de cidadãos vacarienses.

Nesta terça-feira, dia 15 de outubro, a Câmara condecorará como cidadãos vacarienses as seguintes personalidades:

MARIA JOANA PACHECO, voluntária social

Aos 90 anos, Maria Joana Pacheco receberá o título de Cidadã Honorária de Vacaria pelo trabalho voluntário que faz. Maria Joana acolhe, em sua própria casa, acompanhantes de pacientes hospitalizados e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Antes de Vacaria contar com uma casa de passagem para as mulheres vítimas de violência, também as acolhia em sua residência. Estima-se que tenha recebido mais de 1.000 pessoas, voluntária e gratuitamente, no tempo em que mora na cidade.

A proponente da homenagem a Maria Joana Pacheco foi a vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB).

MARIANO JOAQUIM FONTOURA MARIANO DA ROCHA, empresário

Aos 79 anos, Mariano da Rocha receberá o título de Cidadão Honorário de Vacaria por ser um cidadão envolvido com a comunidade vacariense, seja através do Movimento de Cursilhos de Cristandade ou do Lions Clube Vacaria. Mariano já participou da Escola de Pais, presidiu o Patronato e foi colaborador de entidades como o Cededica, APAE e a AMMA.

O proponente da homenagem a Mariano da Rocha foi o vereador Mauro Deluchi Schuler (PSB).

CIRCAL MARTINS BORGES, educador físico

Aos 66 anos, Circal Martins Borges será condecorado Cidadão Emérito de Vacaria por ser um exemplo de liderança por onde passa e, também, por despertar em muitas crianças e jovens o amor pelo esporte.

O proponente da homenagem a Circal Martins Borges foi o vereador Fernado Lucena Maciel (PDT).

RENATO ZACHARIAS, instrutor de futebol

Aos 46 anos, Renato Zacharias receberá o título de Cidadão Honorário de Vacaria. Renato foi jogador profissional de futebol e, depois de aposentado, instrutor. Atua em escolas esportivas incentivando crianças e jovens a serem atletas, mas principalmente cidadãos.

O proponente da homenagem a Renato Zacharias foi o vereador Fernado Lucena Maciel (PDT).

MÁRCIO SIQUEIRA, pastor evangélico

Aos 41 anos, Márcio Siqueira receberá o título de Cidadão Emérito de Vacaria pelo seu trabalho de resgate de pessoas em situação de drogadição. Márcio, junto à Igreja de Cristo, promove ações de evangelização no presídio em Vacaria e de distribuição de alimentos e de palavras de apoio nas ruas de Vacaria.

O proponente da homenagem a Márcio Siqueira foi o vereador suplente do PSB, Eloir Subtil.

ALINE SBARDELOTTO, extensionista rural
Aos 39 anos, Aline Sbardelotto será condecorada com o título de Cidadã Honorária de Vacaria pelo seu empenho para empoderar a mulher do campo.

O proponente da homenagem a Aline Sbardelotto foi o vereador Douglas Cenci (PT).

IN MEMORIAM, MONSENHOR GERMINO PAGNO

A Câmara Municipal de Vacaria também prestará homenagem in memoriam ao Monsenhor Germino Pagno, que completou 50 anos de sacerdócio neste ano. Monsenhor foi Pároco da Catedral Nossa Senhora da Oliveira. Faleceu no dia 11 de agosto aos 78 anos.

A homenagem ao Monsenhor Germino Pagno foi proposta pelo vereador Valmir Graziottin (PDT).

AGENDE-SE
A sessão solene acontecerá no plenário do legislativo e iniciará às 19h30. Será transmitida ao vivo pela TV Câmara: acesso pelo site ou fanpage.