SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA ALEXANDRE BROGLIO, JOSÉ ODENIR MACHADO DA SILVA E GABRIEL DUTRA

21/11/23 10:56:00

Broglio e José Odenir receberam títulos de cidadão emérito de Vacaria; Gabriel Dutra ganhou a medalha destaque esportivo

A noite desta terça-feira (31) contou com homenagens no plenário da Câmara. Foram concedidos títulos de cidadão emérito de Vacaria ao comerciante Alexandre Broglio e ao empresário José Odenir Machado da Silva, além da entrega da medalha destaque esportivo para o educador físico e treinador Gabriel Dutra.

Embora de segmentos profissionais diferentes, ambos compartilham uma característica em comum: o esporte. José Odenir Machado da Silva é um dos fundadores da Sociedade Esportiva Rio Branco, além de ter feito parte da história do Cristal. Alexandre Broglio coleciona títulos municipais de futsal pelo Big Boys e pelo Thunder Bird, além de atuado como zagueiro no Esporte Clube Brasil. Gabriel Dutra é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e já acumula história como treinador. Com apenas 27 anos de idade, foi convidado para virar técnico principal do Grêmio Esportivo Glória na Divisão de Acesso em 2023 - sua primeira experiência em um time profissional logo no time da cidade natal.

O autor das homenagens aos títulos eméritos foi o vereador Valmir Grazziotin (Republicanos). Em poucas palavras, citou que a própria história relatada na sessão solene falava por si. “Alexandre, a família Broglio, não tem o que dizer. Vacaria deve muito a vocês. Vocês têm história, vocês investiram em Vacaria. Quem não conhece a família Broglio?” - aponta.

“É a comunidade que está te dando esta medalha de destaque esportivo” - citou Fernando Lucena Maciel, o autor da medalha destaque esportivo a Gabriel Dutra. “Que legal um vacariano vencer não pela indicação, não só porque ele é carismático, mas porque ele é estudioso. Porque ele foi atrás, porque ele venceu pela educação, porque ele foi se formar, porque ele ralou, ele foi pra fora” - completou.

A presidente da Câmara, Clarice Brustolin (PSDB), também discursou na tribuna. “São três pessoas que, com profissões diferentes - seu Alexandre no comércio local, sempre uma família tradicional, tio Dena [apelido de José Odenir Machado da Silva] também comerciante, Gabriel [educador físico e treinador], mas que têm em comum a paixão pelo futebol” - aponta. “E é o futebol que leva a nossa cidade para os mais diversos locais do nosso estado e também do nosso país” - completa.

José Odenir Machado da Silva lembrou da sua trajetória esportiva e também deu destaque para quem o apoiou na sua trajetória empresarial. “No trabalho, a gente não faz as coisas sozinho. Eu administrei uma empresa com mais de 700 funcionários e eu tive a oportunidade - e eu era o coringa da empresa, fui gerente que a empresa tinha lá no Mato Grosso - e aqui estão presentes os meus três administradores que, graças a eles, eu cresci nessa empresa: o Moacir Cláudio Debiasi, Sérgio Oliveira e Avelino Gomes Maciel”.

Gabriel Dutra falou sobre a oportunidade de treinar o Glória neste ano e a perspectiva dada no momento e prestou agradecimentos a todos que o apoiaram na sua carreira, especialmente seus pais. Citou também que a premiação não é apenas mérito individual seu: “Eu gosto de falar que quando acontece alguma premiação individual, eu não gosto desse teor individual. Pra mim, tudo se resume ao coletivo, a um time. E essa premiação não é aqui pra pessoa física Gabriel Dutra. Essa premiação é pro time que verdadeiramente me acompanha em todos os momentos, fez e faz de tudo pro meu desenvolvimento e pro meu sucesso”.

Alexandre Broglio agradeceu a Valmir Grazziotin pela proposição da homenagem. “Eu só tenho a lhe agradecer por essa homenagem que muito me orgulha, me deixa feliz e que ficará para sempre guardada na minha lembrança” - citou.