SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA PITUCA, CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU E JOSÉ IVANIR SILVA DOS SANTOS

13/12/23 04:31:46

José Ivanir e Pituca receberam títulos de cidadão honorário; Arthur recebeu medalha destaque esportivo

A Câmara Municipal de Vacaria lotou na noite desta terça-feira (28) na penúltima sessão solene do ano. Os homenageados da vez foram o empresário José Ivanir Silva dos Santos, a professora de dança Marilza Costa Dal Ponte, popularmente conhecida como Pituca, e o lutador Arthur Narcizo Perlinzer, campeão mundial de jiu-jitsu faixa branca na categoria até 73 quilos, conquistada no início de novembro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Deise Montanari (PSDB) foi a autora das homenagens a Pituca e Arthur. “Dançar é uma das mais belas formas de arte e que dá tanta satisfação a quem pratica e é você [Pituca] quem dá essa continuação” - citou a vereadora, ressaltando a paixão e talento da professora de dança. Quanto a Arthur, Deise citou seu esforço e falou sobre o esporte: “Você trilha o caminho dos valentes. Além da sua faixa, sua mente é a sua maior arma. Jiu-jitsu nunca foi força, e sim inteligência e sabedoria”.

Pedro Guerreiro (PSDB) foi o autor da homenagem a José Ivanir. Em seu discurso, o parlamentar citou o seu engajamento social em seu trabalho nos pomares: “O Ivanir desenvolve um trabalho social na nossa comunidade, onde na época de inverno, que não tinha trabalho nos pomares, ele conseguia segurar as pontas pras famílias mais carentes”. Em agradecimento, José Ivanir agradeceu à população vacariense: “Eu só tenho a agradecer. Ao povo de Vacaria, por quem a gente sempre trabalhou. Sem eles eu não estaria aqui” - apontou.

A sessão também contou com pronunciamentos de Silvana Montanari (PL), que presidiu a sessão no lugar de Clarice Brustolin (PSDB), atual prefeita em exercício, e dos vereadores Pingo Rezende (Progressistas), Fabiano Vacaria (PTB) e Fernando Lucena Maciel, além do secretário de esportes e lazer Betão Carneiro. “Hoje o Brasil é carente de ídolos. Ídolos que formam gerações. E você vai ser responsável, Arthur, por formar novas gerações. Pessoas que vão se dedicar ao esporte, crianças que vão seguir a tua trajetória, como o seu Ivanir lá no campo, como a professora Pituca lá no seu setor” - apontou Pingo Rezende em seu discurso na tribuna.

A continuidade da sessão solene contou com uma apresentação das alunas de balé da sua escola, que se apresentaram com três números na cerimônia para uma casa lotada. Irreverente, Pituca agradeceu aos seus pais e a todos que prestigiaram a homenagem e a apresentação, além de citar as pessoas que a apoiaram nos ensaios: “Eu tô muito feliz hoje pelo apoio que eu tenho dos pais atuais, dos pais que passaram por mim, pelas minhas amigas que estão aqui, que trabalharam arduamente carregando crianças pra cima do palco, pra baixo do palco, carregando cadeiras”.

No último discurso da sessão, Arthur Narcizo Perlinzer citou a sua trajetória de vida e ressaltou os sacrifícios necessários para atingir a sua meta. “A lição que eu tiro de ser campeão mundial é que, sem sacrifícios, sem persistência, sem resiliência e sem disciplina, independentemente da meta ou do seu objetivo, você não vai ter o que almeja. Principalmente se você quer ser o melhor, e pra ser o melhor você precisa fazer coisas que poucos fazem”.