SESSÃO SOLENE HOMENAGEOU COMUNIDADE DO ASSENTAMENTO NOVA ESTRELA

09/05/2019

09/05/19 10:06:40

Homenagem foi proposta pela vereadora Selmari Souza da Silva(PT)

| Crédito: Taís Vargas

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria prestou homenagem aos 30 anos do Assentamento Nova Estrela, durante sessão solene realizada no salão da comunidade na última terça-feira(07), atendendo proposição da vereadora Selmari Souza da Silva (PT), aprovada por todos os vereadores.

A história do assentamento Nova Estrela começa no ano de 1989, quando era governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon (MDB). Na ocasião o governo adquiriu uma área NA Fazenda da Estrela para assentar 36 famílias que vieram do Movimento dos Agricultores sem Terra. O assentamento iniciou dia 13 de maio de 1989 com famílias vindas do acampamento Salto do Jacuí, originárias da região do Alto Uruguai.

Os recém-chegados enfrentaram muitas dificuldades, devido às diferenças climáticas, culturais, e produtivas da região da qual vieram e num primeiro momento foram atendidas pelas comunidades vizinhas e pela Cáritas.

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Com resistência e muita luta aos poucos os assentados foram conquistando alguns avanços: a demarcação da área, assistência técnica da Emater, estradas, transporte escolar para cursar o ensino fundamental, luz, água, saúde e recursos públicos para a compra de equipamentos de trabalho. Atualmente a comunidade do Assentamento Nova Estrela é formada por 48 famílias.

Lusamara de Melo foi a primeira criança a nascer no Assentamento. Hoje ela está com 28 anos de idade e é uma das representantes da comunidade. Ao agradecer a homenagem da Câmara, Lusamara fez um breve relato da jornada percorrida pelos assentados desde a chegada no município de Vacaria:

A palavra que define o Assentamento Nova Estrela é resistência e de doze anos pra cá passou de resistência para evolução temos luz nos lotes, o pessoal conseguiu as casas, a nossa escola continua em pé, continuamos com jovens na comunidade, estamos construindo a igreja, segue o nosso desafio.... Vereadores venham mais vezes nos visitar, serão sempre bem-vindos aqui”.

João Almeida representante da comunidade do Assentamento desde a sua criação também manifestou-se:

A resistência é o símbolo nosso. Se nós não tiver resistência aquilo que conseguimos será perdido. Temos reformas sendo propostas no país que estão tirando dos pobres direitos já adquiridos. E nós vamos fazer o que? Vamos ficar parados, olhando? Temos que demarcar posição. Parece que esse mundo está de cabeça pra baixo. Então vamos juntar nosso povo e endireitar esse mundo!!”

Compareceram a sessão solene em homenagem aos 30 anos do Assentamento Nova Estrela os vereadores Douglas Ceci (PT), André Rokoski(MDB), Fernando Lucena Maciel (PDT), Eloir Subtil(PSB), Moacir Bossardi (PSDB), Selmari Souza da Silva(PT), Valdemir de Oliveira(PTB) e Valmir Grazziottin (PDT).