SESSÃO SOLENE PRESTARÁ HOMENAGEM AOS 30 ANOS DO ASSENTAMENTO NOVA ESTRELA

06/05/2019

07/05/19 01:54:54

Vereadores visitarão a comunidade do Assentamento pela segunda vez nos últimos seis meses

| Crédito: Shaina Santos

por Elenise Minella

Nesta terça-feira (07), às 18 h, no salão comunitário do Assentamento Nova Estrela, a Câmara Municipal de Vacaria realizará sessão solene em homenagem aos 30 anos do Assentamento Nova Estrela, atendendo uma proposição da vereadora Selmari Souza da Silva (PT), aprovada por todos os vereadores.

O Assentamento vinculado ao Movimento sem Terra, foi criado no dia 13 de maio de 1989, formado por 36 famílias vindas do acampamento Salto do Jacuí, oriundas do Alto Uruguai. O assentamento foi criado numa área de terra localizada na Fazenda da Estrela 4° distrito, adquirida pelo governo do estado.

As famílias foram atendidas inicialmente pelas comunidades vizinhas e pela Caritas Diocesana pois tiveram grandes dificuldades para se adaptar às diferenças climáticas, culturais, e produtivas da região da qual vieram.

Com resistência e muita luta aos poucos foram conquistando alguns avanços: a demarcação da área, assistência técnica da Emater, estradas, transporte escolar para cursar o ensino fundamental, luz, água, saúde e recursos públicos para a compra de equipamentos de trabalho.

Atualmente a comunidade do Assentamento Nova Estrela é formada por 48 famílias.