SESSÃO SOLENE PRESTARÁ HOMENAGEM AOS 40 ANOS DO ATELIER LIVRE

28/09/2020

29/09/20 09:14:21

A solenidade seguirá todas as normas e medidas preventivas ao Novo Coronavírus e será transmitida para o público ao vivo

| Crédito: Acervo Asvaal

por Taís Vargas

A Câmara Municipal de Vacaria realiza hoje, às 19h, no plenário, sessão solene em homenagem aos 40 anos do Atelier Livre (Asvaal) em Vacaria.

O Atelier Livre foi idealizado por um coletivo de artistas em 1980, sendo fundado apenas 10 anos depois. Desde 1995 está localizado em um anexo ao Mercado Púbico Municipal. O Atelier Livre apresenta uma estrutura física adequada para as atividades artísticas, equipada com espaço próprio de exposição, local amplo para aulas e produção artística, acervo de obras, biblioteca com livros especializados em arte e é aberto à comunidade para consultas e visitas.

Atualmente devido a pandemia oficinas como a Pandorga realizada com alunos selecionados na rede municipal de ensino encontram-se paradas, realizando apenas mediações online.

O Atelier já foi homenageado pela Câmara Municipal em 2015, pela passagem de seus 35 anos, oportunidade em que o artista plástico, já falecido, Carlos Rigotti participou da homenagem e relatou a relevância do Atelier em sua vida e carreira artística.

A solenidade de hoje é uma proposição da vereadora suplente Kimberly Gonçalves de Lima e será realizada seguindo todas as normas preventivas ao Novo Coronavírus, entre elas: A limitação de público, disponibilizando apenas 43 lugares dos 167 disponíveis no espaço, disponibilidade de álcool em gel e uso obrigatório de máscara. A comunidade poderá acompanhar a sessão ao vivo através da TV Câmara.