SINALIZAÇÃO SOBRE INTERDIÇÃO DO PRESÍDIO LEVOU AUTORIDADES À SECRETARIA ESTADUAL DE SEGURANÇA

04/04/2018

04/04/18 11:43:46

Autoridades municipais foram recebidas pelo secretário Cézar Schirmer nesta terça-feira(03)

| Crédito: Gade de Figueiró

por Elenise Minella

O presidente da Câmara Municipal de Vacaria, vereador Mauro Deluchi Schuler participou nesta terça-feira(03), atendendo convite do Ministério Público e do promotor criminal Rodrigo Berger Sander, de importante reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que contou com a presença do Secretário Cézar Schirmer. O encontro teve a interlocução do Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública do Ministério Público, Promotor Luciano Vaccaro.

Na reunião a pauta principal foi a possibilidade de interdição do Presídio Estadual de Vacaria, bem como o cumprimento de um cronograma de ações que contemplam a realização de obras emergenciais na casa prisional como a reconstrução da guarita de segurança e passarela e o cercamento ou muramento no entorno da área. Estas obras iniciais já contariam com recursos assegurados.

Representando a comitiva de Vacaria  o promotor criminal Rodrigo Berger Sander, fez um relato da situação atual do Presídio Schirmer que manifestando sua preocupação com o momento vivido pelo Presídio Estadual onde o número de presos cumprindo pena em regime fechado vem aumentando. Até o ano de 2015 a média de ocupação era de 260 a 270 apenados e de 2016 para cá este número vem sendo ampliado para em média 320 a 330 presos cumprindo pena em regime fechado em Vacaria.

Participaram da reunião na Secretaria de Segurança Pública além do presidente da Câmara vereador Mauro Deluchi Schuler o representante do governo municipal Vice-Prefeito Renato Rech, o presidente da OAB Teodoro Stédile Ribeiro, o presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, prefeito Aílton de Sá Rosa, a Defensora Pública Débora Branco, o Delegado Regional de Polícia Carlos Alberto de Faveri, o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento dos Campos de Cima da Serra, Alessandro Dalla Santa Andrade, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e representante do Conselho Pró Segurança Pública de Vacaria, Fábio Canali Borges e os advogados Rodrigo Toledo da Silva Rodrigues, Gade Santos de Figueiró, Matheus Zingali Cunha e Fabrício da Costa Venâncio.

A construção de um novo presídio no município de Vacaria em uma área de 8 a 10 hectares para abrigar aproximadamente 420 presos também foi debatida no encontro. Na ocasião o secretário Cezar Schirmer questionou os presentes se haveria interesse por parte da iniciativa privada em realizar a permuta de uma área com a que é atualmente ocupada pelo Presídio. Schirmer solicitou ainda ao Vice-Prefeito Renato Rech a realização de um levantamento de áreas de propriedade do município, bem como a avaliação de áreas alternativas. Foram citadas ainda pelos presentes ao encontro a área da Fepagro, a área onde está instalado o 10º BPM e outras áreas de propriedade da União.

Ao final do encontro o secretário informou que acompanhará a execução do cronograma das ações já previstas, como a elaboração do projeto das obras emergenciais que deverá estar concluído até o mês de agosto e estará à disposição das autoridades para participar de um novo encontro a fim de avaliar a viabilidade da realização obras de ampliação do atual Presídio para contemplar a crescente demanda de vagas ou se haverá a possibilidade de planejar um novo presídio para o município com aproximadamente 420 vagas. O investimento necessário para construirr uma nova casa prisional é de aproximadamente R$ 24 milhões.

Outra providência que será tomada com brevidade é a remoção de 12 presos que estão cumprindo pena no Presidio Estadual de Vacaria mas que tem mandados de prisão expedidos por delegacias de outros municípios em outros estados da Federação. Como não há um regramento jurídico no momento sobre o assunto o Ministério Público solicitou a colaboração da Secretaria de Segurança Pública para a remoção dos presos para os seus estados de origem.