SUGESTÃO DE CRIAÇÃO DE ECOPONTO NO MUNICÍPIO FOI APROVADA

14/12/2018

14/12/18 03:27:32

A Indicação visa diminuir o acúmulo e descarte incorreto de lixo em terrenos, calçadas e praças

| Crédito: Imagem meramente ilustrativa

Por Taís Vargas
A disponibilização de um espaço no município para descarte correto de materiais e objetos que não possam ser descartados no lixo comum é tema da Indicação nº57/2018 que foi aprovada pelos vereadores na sessão ordinária de terça-feira (11).

A Indicação foi proposta pelo vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) e sugere ao executivo a criação de um ecoponto que seja administrado pelo poder público ou por empresas privadas e que receba de forma gratuita o descarte de entulhos, restos de poda, móveis velhos, aparelhos eletrônicos entre outros.

A ideia do vereador Fernando é oferecer a população em geral um local adequado para receber outros tipos de objetos que não podem ser descartados junto ao lixo orgânico, assim evitando o descarte em terrenos baldios, ruas entre outros lugares inadequados.

“Peço o apoio do executivo para a criação deste ecoponto. Hoje temos alguns terrenos em que é jogado lixo. Um dos locais que muitos de vocês sabem fica atrás da Cooperval, onde não possui um controle nem uma destinação correta deste lixo. A Indicação então possui o objetivo de implantar em um primeiro momento um local adequado para a população. O descarte correto além de sustentável também gera economia”, salienta Fernando.

Um ecoponto trata-se de um espaço, com caçambas para cada tipo de lixo, que recebe objetos e materiais que não podem ser descartados em lixo comum devido seu tamanho e à necessidade de tratamento específico, dependendo do seu nível de contaminação, destinando-os de maneira correta a aterros sanitários e lixões e evitando assim o abandono de móveis velhos em calçadas e locais impróprios na cidade.