SUGESTÃO PARA CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DIABETES FOI APROVADO

25/10/2019

25/10/19 09:19:59

O programa visa abranger crianças e adolescentes da rede municipal de ensino

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

A criação de um Programa municipal de prevenção e controle de diabetes em crianças e adolescentes é tema da Indicação 68/2019 aprovada pelos vereadores em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (23).

A sugestão foi proposta pela vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva do (PT) que defende a necessidade desta iniciativa nas escolas municipais, já que a diabetes é considerada uma doença de alta mortalidade principalmente pelas complicações microvasculares.

Um paciente que possui diabetes corre risco maior de sofre amputação, ter insuficiência renal terminal, cegueira, entre outras complicações geradas pela doença.

A vereadora propõe que o Programa seja realizado com recursos já destinados a Secretária Municipal de Saúde através de ações para a conscientização, orientação e reeducação dos alunos sobre práticas de prevenção e cuidados com a Diabetes.

A Indicação agora segue ao executivo que pode executá-la ou não.