SUGESTÕES NA ÁREA DA SAÚDE FORAM APROVADAS PELOS VEREADORES

30/05/2019

30/05/19 02:32:06

Indicações são de autoria dos vereadores André Rokoski (MDB), Douglas Cenci (PT) e Marcelo Dondé(PP)

| Crédito: Giana Pontalti

Na sessão ordinária realizada na terça-feira (28), os vereadores aprovaram três Indicações que tratam da área da saúde, são elas:

CONSTRUÇÃO UBS PETRÓPOLIS

A Indicação 25/2019 sugere a prefeitura que a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Petrópolis seja realizada na antiga guarita da Brigada Militar, localizada, na rua também denominada de Petrópolis. Atualmente a demanda de atendimento do bairro Petrópolis é comportada pela UBS do bairro Sobopa.

A sugestão é de autoria do vereador Marcelo Dondé (PP) que defende que o local encontra-se abandonado e possui espaço suficiente para a obra.

AMPLIAÇÃO NO HORÁRIO DAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Indicação 26/2019 sugere a prefeitura ampliar o horário de atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF).

A USF é uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua de especialidades básicas como consultas médicas até mesmo odontologia, contanto com uma equipe multiprofissional habilitada para atender a população.

A sugestão é de autoria do presidente do Legislativo, vereador Douglas Cenci (PT) e busca possibilitar a população maior acesso aos serviços de saúde básica.

“Sabemos que por muitas vezes os nossos moradores trabalham durante o dia todo e muitos almoçam nas empresas, trabalham em pomares, no setor agrícola e dessa forma acabam encontrando muitas dificuldades, para receber o atendimento médico,” comenta Douglas.

O vereador fez sua Indicação motivada pela portaria nº 930, publicada no dia 15 de maio deste ano , que cria o Programa “Saúde na Hora”. A partir de agora todos os municípios que aumentarem o horário de atendimento à população nas USFs receberão mais recursos do Governo Federal.

AMPLIAÇÃO NO HORÁRIO DA FARMÁCIA DA UPA

A Indicação 27/2019 sugere a prefeitura viabilizar a distribuição de medicamentos as pessoas atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após as 22 horas.

Atualmente as população atendida na UPA retira seus medicamentos na farmácia, localizada no Centro Médico Municipal que atende de segunda à domingo, no horário das 07h30 às 22h, inclusive em feriados.

A sugestão é de autoria do vereador André Rokoski (MDB) e foi motivada devido a muitas pessoas que relatam consultar após às 22h e não conseguem retirar os medicamentos receitados na farmácia que os distribui gratuitamente, necessitando aguardar até o outro dia para medicar-se.

“Fizemos essa Indicação para o executivo porque muitas pessoas nos procuram e que não têm por muitas vezes condições de adquirir o seu remédio quando é prescrito pelo médico, principalmente quando consultam na UPA que tem o atendimento 24 horas e a nossa farmácia popular que é ali no Centro médico municipal atende até às 22 horas. Então considero realmente importante que o nosso município comece a disponibilizar lá na UPA depois das 22 horas os medicamentos as pessoas que vão a sua consulta e chegam por muitas vezes lá precisando da medicação prescrita", explica Andrézinho.

As Indicações foram aprovadas por todos os vereadores a agora seguem a prefeitura municipal que pode realizá-las ou não.