TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE VACARIA SERÁ ENTREGUE AO MONSENHOR GERMINO PAGNO

16/07/2019

16/07/19 10:18:29

Germino receberá a distinção no ano de seu Jubileu de Ouro como sacerdote

| Crédito: Arquivo Pessoal

por Elenise Minella

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), o Projeto de Decreto Legislativo 05/2019, de autoria do vereador Valmir José Grazziottin concedendo o título de Cidadão Honorário de Vacaria a Vossa Senhoria Reverendíssima Monsenhor Germino Pagno.

O homenageado é filho de Cândido Pagno e Carolina Sozo Pagno, nasceu no dia 17 de julho de 1941, em São Bernardo, então município de Vacaria. Foi batizado no dia 18 de Agosto de 1941. Recebeu o Sacramento da Crisma no dia 15 Novembro de 1944. No dia 12 de Julho de 1954 ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Oliveira, sendo o 7º seminarista inscrito da primeira turma. Em 1958 foi para o Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim.

No Seminário de Erechim cursou o ginásio e o 2º grau. No dia 22 de fevereiro de 1963 ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, onde cursou Filosofia e Teologia. No dia 07 de julho de 1966, recebeu a Tonsura e ordens Menores na Catedral Nossa Senhora da Oliveira. No dia 15 de julho de 1967, recebeu a ordem do Subdiaconato, na Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus. No dia 16 de janeiro de 1968, recebeu o Diaconato, na cidade de São José do Ouro. E no dia 05 de julho de 1969, foi ordenado Sacerdote.

De 1969 a 2017 Monsenhor Germino desempenhou as seguintes funções:

Assistente no Seminário Menor Nossa Senhora da Oliveira, Reitor do Seminário Nossa Senhora Oliveira, Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Lagoa Vermelha, Coordenador de Pastoral, promotor vocacional e vice-reitor do Seminário Menor de Nossa Senhora da Oliveira e Pároco da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, Reitor do Seminário Menor de Nossa Senhora da Oliveira e Administrador do Centro de Formação, Ecônomo do Seminário e Administrador do Centro de Formação, Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora Consoladora Ibiaçá, Ecônomo da Diocese e Chanceler da Cúria, Pároco da Catedral Nossa Senhora da Oliveira e Ecônomo da Diocese.

Durante a sessão de votação do Projeto o vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) destacou a importância da distinção que será entregue ao Monsenhor Germino pelo Legislativo, neste ano em que também se comemora o seu Jubileu de Ouro como sacerdote. Para o vereador Fernando p Monsenhor Germino Pagno é um grande líder religioso para a Diocese de Vacaria.

A atuação do Monsenhor também foi destacada pelo vereador Marcelo Dondé (PP) que considera muito justa a homenagem, por tudo que Germino Pagno fez e continua fazendo pela comunidade de Vacaria, apesar da idade e da saúde debilitada.