TÍTULOS DE CIDADÃOS E MEDALHA MULHER CIDADÃ FORAM ENTREGUES EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA

20/10/2021

20/10/21 05:18:32

A solenidade foi transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no canal do Youtube e está disponível para assistir a qualquer momento.

| Crédito: Alaídes Paim

por Giordana Grigol

O destaque na Câmara Municipal neste mês de outubro ficou por conta da entrega dos Títulos de Cidadãos Vacarienses e da Medalha Mulher Cidadã 2021. A sessão solene de entrega dos Títulos é realizada todos os anos pela Câmara no mês de aniversário do município, que completa 171 anos.

O Título de Cidadão Emérito é concedido a todo cidadão nascido em Vacaria e que se destaca pelo trabalho realizado em prol da comunidade. Neste ano foi entregue para o empresário da apicultura Darcy Pauleti, indicado pelo vereador Fernando Cechinato (PSB) por meio da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 05/2021; para o tradicionalista Luiz Carlos Bossle da Costa, indicado pelo vereador Betão Carneiro (PP) através do Projeto de Decreto Legislativo 01/2021; e para o empreendedor Zulmir Forest, pelo vereador Claudiomir Lira de Lima (PSD) pelo Projeto de Decreto Legislativo 02/2021.

Já o Título de Cidadão Honorário é concedido para pessoas que não nasceram em Vacaria, mas que residem aqui e contribuem com o desenvolvimento da cidade. Receberam a honraria um dos pioneiros do bairro Monte Claro, José dos Santos, indicado também pelo vereador Claudiomir, com o Projeto de Decreto Legislativo 06/2021; e o Sargento do Corpo de Bombeiros, Luciano Maier Rodrigues, sugerido pela vereadora suplente, Sirlei Castagna (PSDB), por meio da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 04/2021.

A Medalha Mulher Cidadã, que também foi entregue na oportunidade, é uma honraria concedida todos os anos pelo legislativo vacariense às mulheres que destacam-se pelo seu trabalho e contribuição social no município. Ela é entregue em março, mês da mulher. Em razão da pandemia a entrega da medalha foi transferida para este mês e foi concedida na mesma Sessão Solene da entrega de Títulos.

A homenageada neste ano foi Vera Grujicic Marcelja. Vera é advogada e já atuou nas áreas da educação, da política e causas sociais de Vacaria por diversos anos. A vereadora proponente desta homenagem foi Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), que teve o Projeto de Decreto Legislativo 03/2021 aprovado.