TRABALHO REALIZADO PELA COORDENADORIA DA MULHER DE VACARIA FOI RESSALTADO NA TRIBUNA LIVRE

Data de publicação

11/08/2022

Data de atualização

11/08/22 01:46:25

Fala foi alusiva ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra as mulheres

Salvar imagem

| Crédito: Mariana Basso

Durante a sessão ordinária de terça-feira (10), o espaço da Tribuna Livre foi utilizado pela Coordenadoria da Mulher do município. Através de sua representante, Vicenza Rech, foram expostos os serviços prestados nos últimos dois anos às mulheres da cidade e região. A fala teve como título “Importância das políticas públicas na quebra do ciclo da violência contra a mulher”, e foi alusiva ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. 

Nesse sentido, atualmente, a coordenadoria presta serviços como: atendimento 24 horas de vítimas na delegacia, casa de passagem, atendimento psicológico, encaminhamento jurídico, acompanhamento de boletins de ocorrência, transporte para vítimas, visitas domiciliares, entre outros. 

Para a coordenadora Vicenza Rech as violações contra a mulher afetam e refletem em toda a comunidade e por isso merecem atenção: “A importância das políticas públicas na quebra do ciclo da violência tem que ser divulgada e apoiada por todos os órgãos, porque nós precisamos de estrutura e suporte integral para a mulher. Necessitamos também da rede de atendimentos fortificada, para que haja o desenvolvimento e o cuidado com a saúde das mulheres da nossa comunidade.” 

Vale destacar que a Coordenadoria atua auxiliando não só em situações de violência doméstica, mas também realizando ações e projetos de desenvolvimento feminino, autoconhecimento e saúde integral. 

Para Vicenza, empoderar as mulheres é torná-las protagonistas: “Quando a gente trabalha o autopoder da mulher, ela assume o controle de tomar decisões sobre a sua própria vida. Cada um de nós, homens e mulheres, sabemos que pequenas decisões, às vezes, causam grandes transformações e, é nisso que acreditamos, principalmente quando tratamos da saúde da mulher e do empoderamento da mulher. Então, quando empoderamos uma mulher, nós integramos essa mulher com sua vida, tanto no individual, com a família e com a comunidade.”

A Coordenadoria também faz parte da Rede Lilás que visa promover o fortalecimento dos organismos municipais, como a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Poder Judiciário, que atuam em conjunto visando a proteção à mulher.

Desde 2020 foram mais de 300 mulheres atendidas, de 10 municípios dos Campos de Cima da Serra. A partir do próximo ano, a Coordenadoria terá uma nova sede da casa de passagem no bairro Municipal, além de um projeto de práticas integrativas e complementares, que terá, por exemplo, reiki, yoga, acupuntura, entre outros. 

Neste ano, a Câmara Municipal disponibilizou R$ 100 mil para a Coordenadoria da Mulher, para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas de proteção.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces