TRIBUNA LIVRE DÁ VOZ À COMUNIDADE

21/11/2018

21/11/18 08:43:47

Instituições apresentaram aos vereadores demandas importantes para a comunidade

| Crédito: Giana Pontalti

por Elenise Minella

Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (19), três instituições utilizaram a Tribuna Livre da Câmara para apresentar aos vereadores temas relevantes relacionados às demandas da comunidade vacariense.

Primeiramente manifestou-se a assistente social do Hospital Nossa Senhora da Oliveira Andressa Castilhos sobre a importância da doação de sangue, fazendo um importante registro em agradecimento a dois doadores efetivos do Clube Sangue Bom. Receberam menções honrosas o doador que mais participou de campanhas de doação de sangue, senhor Adão Pedro de Souza Pinto, que doa sangue desde o ano de 2001 e completou 70 anos, encerrando sua carreira de doador e a doadora mais jovem Nataly Ramos Zanella, que começou a doar no ano de 2017.

A homenagem prestada na Câmara representa o agradecimento de todas as pessoas envolvidas nas Campanhas de Doação de Sangue a todos os doadores e o desejo de que as pessoas sintam-se inspiradas a se tornarem doadores de sangue. Adão Pedro e Nataly são exemplos de solidariedade e contribuem para a qualidade de vida da população que necessita do sangue doado.

A segunda instituição a ocupar a Tribuna Livre foi o Grupo de Cultura Nativa Vacaria dos Pinhais, que através de seu patrão Luiz Edgar Branco fez um alerta para a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural de Vacaria. Edgar se refere de modo especial a edificação construída há 165 anos, situada na Rua Inácia Vieira, onde aparece a inscrição Clínica Médica do Dr. Elias Saadi, na fachada.

Luiz Edgar Branco é descendente e tataraneto do primeiro professor que atuou no ensino público de Vacaria e também chamou a atenção dos vereadores para o fato de que as obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Augusto de Medeiros Branco, seu tataravô, iniciadas há quatro anos, no bairro Altos da Glória encontram-se paradas há quase dois anos, sem previsão de data para serem concluídas.

A terceira instituição a ocupar a Tribuna Livre foi o Sindilojas de Vacaria que deu conhecimento aos vereadores sobre o impasse criado quanto a instalação e funcionamento dos food trucks no centro da cidade. O presidente da entidade Antonio Dutra solicitou ao legislativo que a Comissão de Assessoramento à Administração Municipal, criada quando da tramitação da nova legislação que faz o regramento do comércio ambulante no município fosse interlocutora das negociações ouvindo os lojistas e também os proprietários de trailers, para que se chegue a um denominador comum na questão da localização dos mesmos na área central.

Sobre o mesmo tema manifestou-se na Tribuna Livre a empresária e proprietária da loja Linda Modas, Marina de Campos Paim que está se sentindo prejudicada pela instalação de um food truck em frente a vitrine de sua loja.

O presidente da Câmara vereador Mauro Deluchi Schuler colocou-se à disposição da entidade para promover uma Audiência Pública sobre o tema, com a participação de todos os envolvidos no processo que são: o Poder Público, os lojistas, os proprietários de food trucks e os vereadores pra que se possa chegar a um bom resultado.

Durante a manifestação do Sindilojas chegou ao conhecimento do vereador Mauro Schuler que nesta quarta-feira (21) será realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de Vacaria com o objetivo de resolver o impasse criado.