TROFÉU CANDEEIRO FARRAPO SERÁ CONCEDIDO AO MÚSICO JOÃO MARIA ALVES OSÓRIO

30/06/2020

30/06/20 08:01:54

A honraria será concedida respeitando medidas preventivas de combate ao Covid-19

| Crédito: Shaina Santos

Por Taís Vargas

O Troféu Candeeiro Farrapo deste ano será concedido ao cantor, instrumentista e compositor João Maria Alves Osório. Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira (30) o Projeto de Resolução Legislativa 02/2020 de autoria da Presidente vereadora Selmari Etellvina Souza da Silva que concede a honraria ao músico.

Selmari explica que a escolha de João Osório valoriza a cultura gaúcha especialmente em Vacaria. “Escolhemos o nome dele pela contribuição e pela forma como ele perpetua os costumes gaúchos, principalmente por meio da música em nosso município. Todos concordamos e acreditamos que devemos reconhecer a importância que ele e sua família têm com os festejos farroupilha.”

O Troféu Candeeiro Farrapo é uma distinção alusiva a Semana Farroupilha entregue todos os anos pelo Legislativo Vacariense a pessoas que destacam-se na defesa, divulgação, propagação e culto a tradição gaúcha.

O Troféu já foi concedido a cantora e compositora tradicionalista Fátima Gimenez, o cantor e apresentador tradicionalista Volmir Martins e o músico Antenor Seco Bossardi homenageado no ano passado.

CANDEEIRO FARRAPO 2020

João Maria Alves Osório nasceu em 26 de junho de 1945, na Linha Taboao, na época pertencente ao município de Lagoa Vermelha, atualmente denominado de Tupanci do Sul.

Iniciou no mundo da música aos nove anos na gaita, ofício que aprendera a tocar sozinho. Iniciou sua carreira musical junto de sua irmã Olívia Osório, formando a dupla “Irmãos Osório”, que ficou conhecida nacionalmente como “Os Cancioneiros dos Pampas”.

A dupla percorreu o país, tocando em bailes e shows, além da participação em programas de rádio e de televisão, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Após o término da dupla, João Maria seguiu com a carreira musical animando bailes, com seus grupos Gaita Velha e os Gaúchos do Rio Grande.

João Maria é casado com Andrezinha Maria Antunes Osório e pai de dois filhos, João Fernando e Fernanda. Atualmente não toca mais bailes, por motivos de saúde exercendo sua vocação através de apresentações individuais, e promovendo sua música nas redes sociais.

A solenidade de entrega do Troféu Candeeiro Farrapo será realizada na semana Farroupilha, no mês de setembro, respeitando às medidas preventivas de combate ao Covid-19 e o limite de pessoas liberadas pela portaria da Câmara Municipal de Vacaria.

Confira a galeria do Troféu Candeeiro Farrapo aqui.